População de Murutinga se reúne para planejar Saúde mais eficiente
- 27 de julho de 2017
- comments
- Portal de Notícias
- Postado em Murutinga do SulPolítica
- 0
Gilson e Neide encabeçaram lista das autoridades que destacaram importância da participação popular na formulação das políticas públicas de Saúde para melhoria na qualidade de atendimento ofertado pelo SUS
Marco Apolinário – Grupo Portal
A sociedade murutinguense reuniu-se na última sexta-feira (21) no plenário da Câmara de Vereadores para discutir os melhores e mais viáveis caminhos para tornar a saúde pública oferecida aos cidadãos de Murutinga do Sul ainda mais eficientes.
O tema escolhido para este ano foi “Democracia em Defesa do SUS: Nenhum Direito a Menos”, assunto amplamente discutido pelos trabalhadores de Saúde, Prestadores de serviço na área e Usuários do sistema que, de forma paritário como exige a lei, foram divididos em seis grupos.
O Eixo Um (composto por profissionais da Estratégia Saúde da Família e do Pronto Atendimento) abordou o tema geral a partir do ponto de vista do “Direito à Saúde e Qualidade no Acesso”. A importância da “Participação Popular” foi o foco principal do Eixo Dois, formado pelo Grupo de Regulação. O Eixo Três discutiu propostas sobre a “Valorização de Trabalho e da Educação Permanente” em discussão realizada pelo Grupo de Controle de Vetores e Vigilância Epidemiológica. Já o Eixo Quatro, formado por profissionais do Grupo de Vigilância Sanitária, discutiu o subtítulo “Financiamento do SUS”, enquanto o Grupo da Saúde Bucal (Eixo Cinco) debatia sobre a “Atenção de Qualidade”. Por fim, mas não menos importante, o Eixo Seis tratou sobre a “Reformulação da Saúde Mental” na análise do Grupo no NASF.
A realização da 5ª Conferencia Municipal de Saúde ocorreu conforme o Decreto Lei nº2651, datado de 20 de junho deste ano. A mesa principal do evento foi encabeçada pelo Prefeito Municipal Gilson Pimentel, que se fez acompanhar pelo Presidente da Câmara – Cristiano Eleoterio Soares Silva, a atuante Vice-Prefeita Neide Aparecida Beccaria Viola, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Luiz Caris e a Secretária Municipal de Saúde Ana Aparecida Dias Pedrozo.
RESPALDO – “Em seu pronunciamento, o Prefeito Gilson Pimentel falou sobre a crise que o País está atravessando, mas – com um posicionamento positivo, afirmou que todas as fases de dificuldades financeiras que já enfrentou em seus mandatos políticos anteriores foram seguidos de fases de avanço e progresso, pois sempre teve o apoio e a credibilidade da população murutinguense”, divulgou a Assessoria de Imprensa daquele Município.
“O compromisso assumido com a população em manter um pronto atendimento 24 horas foi cumprido, mas temos ainda muito que realizar nesta Política Pública da Saúde e para isso, conto com todos os presentes nesta caminhada. Vejo aqui nesta Conferência momento importante em que a Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a comunidade, refletem as principais dificuldades deste setor, pois faz-se necessário planejar e planejar bem; e reforçamos que nosso Governo tem aplicado mais do que a lei exige na Saúde; sendo que no primeiro semestre do ano os gastos neste setor atingiu o percentual de 21,21% da arrecadação total do Munícipio.”, acrescentou Gilson. A legislação em vigor determina que as prefeituras de todo o país destinem pelo menos 15% do total de sua arrecadação anual na área de Saúde.
O presidente da Câmara ratificou seu total apoio à Administração, afirmando que Gilson poderá contar sempre com o apoio daquela Casa de Leis para realizar eventos que envolvam a comunidade para juntos refletirem caminhos melhores para a qualidade de vida da população. “ Apesar da crise do País em que os recursos financeiro são os mais afetados – e isto reflete em nosso Município, não deixo de acreditar em tempos melhores e conto com a compreensão e colaboração dos munícipes que me elegeram com confiança em meu trabalho político em favor das melhorias para nossa comunidade.”, afirmou Cristiano Eleoterio.
Vice-Prefeita Neide Aparecida Beccaria Viola, também fez questão de declarar seu apoio incondicional: “sinto-me profundamente honrada em poder participar de um evento tão importante como este para as Políticas Públicas em especial a da Saúde em nosso Município. As Conferências de Saúde têm sido espaços importantes de avaliação, formulação e proposição no campo da política de saúde. É preciso avaliar e refletir, a partir da comunidade, sobre como se dá o acesso à saúde e sobre a qualidade do serviço prestado. Portanto desejo a todos um bom dia de trabalho, de reflexão e que as propostas a serem indicadas para o Plano Plurianual de nosso Governo venha, de fato, voltado às necessidades dos problemas aqui hoje indicados. E faremos o possível para executá-lo em sua integra durante todo o nosso mandato político.”
A mesma linha de pensamento foi expressa pelo presidente do Conselho de Saúde, Luiz Caris, que afirmou categoricamente: “O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista popular”. Ele também comentou sobre as reduções de recursos Estaduais e Federais, convocando a população para organização, planejamento e luta fatores, considerando estes fatores de suma importância para consolidação e avanço do SUS nos últimos trinta anos. “A participação popular no SUS foi, é, e sempre será de luta e a nossa atuação nos Conselhos de Saúde e nas Conferências de Saúde confirmam nosso dever de cuidar do SUS de Murutinga do Sul. Além disso, uma das responsabilidades dos Conselheiros de Saúde é ampliar o envolvimento de toda a população nos espaços de Controle Social e na luta em Defesa do SUS”, enfatizou.
Finalizando os pronunciamentos da Mesa, a Secretária Municipal Ana Aparecida Dias Pedrozo, afirmou: “O SUS é uma conquista do povo brasileiro e cabe a nós, usuários, trabalhadores e gestores do SUS, defendermos esta importante política social. A busca para que as pessoas estejam envolvidas é ótimo. Estar em uma grande equipe, trabalhando em união, é muito importante para a melhoria do todo. Estamos aqui também para ouvir a população e buscar ações que possam vir de encontro à solução destas demandas populares. Por isso, manifestamos a defesa incondicional do Estado Democrático de Direito, da Saúde como direito de todos e dever do Estado, da plena liberdade de expressão e organização, das garantias de acesso e livre produção de informação e comunicação de interesse público como direitos humanos inalienáveis”.
AUTORIDADES – Além dos já mencionados membros da Mesa, também estiveram presentes nesta 5ª Conferência da Saúde, várias autoridades, dentre as quais a Articuladora da Atenção Básica da DIR-II Araçatuba, Maristela Rodrigues Marinho; a vereadora Maria Rosalina Beccaria Calestini; o vereador Adeilson de Oliveira; o Assessor Jurídico da Câmara Municipal, Bruno Dourado; o Sargento Comandante do II Pelotão da Polícia Militar, Marcos Ferreira da Silva e o Soldado PM Marcio de Freitas; a Secretária Municipal de Assistência Social, Viviane Miranda Fortunato; da Cultura, Regina Neife Jordão de Paiva; a Coordenadora do CRAS, Rosenea
Beccari de Meneses e suas funcionárias; o Diretor do Departamento do Meio Ambiente, Celso Puttini; o Diretor e o Vice da EMEIFS Antonieta Bim Storti, Andre Marche de Oliveira e Donizete Aparecido Zani Firigato; o representante do Delegado, José Antonio Jacomeli; a Coordenadora do Centro de Educação Infantil, Andrea Ottoboni Nunes; a Presidente do Grupo Flor da Idade, Oswaldima Merizio Marcussi; a representante da Igreja Missões em Cristo, Presbítera Lindamar Amorin Santella.
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Murutinga também agradeceu – em nome de Gilson e Neide Beccaria, aos funcionários da Prefeitura que foram parceiros na realização deste evento, bem como aos Conselheiros de Saúde e Delegados Natos que aprovaram todas as propostas apresentadas nesta Conferência e, em especial, a todos trabalhadores da equipe de Saúde que mostraram que o êxito acontece naturalmente quando conseguimos repartir o conhecimento que adquirimos e reafirmamos o comprometimento com a Saúde de nossa comunidade.