Educação dá suporte a autistas e portadores de outras necessidades especiais
- 23 de abril de 2018
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoEducaçãoSaude e Bem Estar
- 0
A Secretaria de Educação de Castilho enviou Nota Oficial à reportagem do GRUPO PORTAL explicando as dificuldades de atendimento às crianças especiais, sobretudo pela carência de educadores capacitados para esta área. Para suprir as necessidades destas crianças especiais matriculadas na rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação adquiriu uma nova Van no ano passado, destinando-a exclusivamente ao transporte destes alunos até Araçatuba, onde são assistidos por entidades especializadas em seus casos.
Na Nota encaminhada à nossa reportagem, a secretária Tânia Nascimento também acrescentou dados pouco conhecidos pela população a respeito do atendimento ofertado às crianças que apresentam algum outro tipo de necessidade especial. Confiram o que diz a Secretaria:
SOBRE O AUTISMO – “Em relação aos alunos autistas, conforme a Lei 12.764 de 27/12/2012 (Lei Berenice Piana), todos foram atendidos da melhor maneira possível: tiveram o Professor de Apoio (embora ainda não integral), tiveram acompanhamento com a Psicóloga, terapeuta e fonoaudióloga e ainda, os seus devidos acompanhamentos na AMA em Araçatuba, onde disponibilizamos a condução para que nossos alunos pudessem fazer suas devidas consultas, terapias e acompanhamentos. Foram atendidos seis alunos autistas no ano de 2017.
Outro direito dos alunos especiais garantido, é a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que fica na EMEF Dr. Youssef Neif Kassab, mas atende alunos de outras escolas em horário diverso ao seu período de aula, com aulas ministradas por Professores especialistas nessa área. Tivemos também uma sala de AEE, na escola Maria Dauria Silva Oliveira.
Além disso, desenvolvemos duas Formações pedagógicas com os Professores da rede, uma delas contando com estudos, discussões e outra através de uma palestra ministrada pelo Dr. Marcos Gulla, buscando atender melhor nossas crianças com transtorno do espectro autista.
Relativo ao ano de 2018, no dia 05/04, já foi realizada uma atribuição de aulas para Professores de Apoio que auxiliem nossas crianças especiais em sala de aula. Infelizmente não compareceu a quantidade de Professores suficientes para todos os alunos, o que vai ser sanado assim que encerrar o Processo Seletivo que já está em sua fase final.”
EDUCAÇÃO ESPECIAL EM CASTILHO – “No município de Castilho, no ano de 2017, todas as nossas crianças do Ensino Fundamental e Infantil, que tiveram pedidos de Professores de Apoio apresentados pelos diretores e coordenadores das Unidades Escolares e cuja necessidade estava comprovada com laudos médicos, foram atendidos.
Atendemos parcialmente utilizando carga suplementar dos Professores efetivos da rede vários alunos que, conforme legislação pertinente a cada caso, precisavam de um Professor auxiliar que o ajudasse em suas dificuldades. Os casos mais atendidos devido às necessidades mais agravantes foram os alunos que apresentam transtornos associados (comorbidades), autistas e deficiente auditivo.
Tínhamos dois deficientes auditivos em 2017, que foram atendidos por professores capacitados em Libras para que pudessem compreender o processo educativo da sala de aula. Foram atendidos parcialmente, pois não tínhamos profissionais em listas de Processo Seletivo ou Concurso para ficar integralmente com essa criança conforme exige a legislação. Hoje temos apenas uma criança no Ensino Fundamental do município, pois a outra encontra-se atualmente na rede estadual.”, finaliza o relatório.