Em novembro de 2018, o Prefeito em Exercício de Ilha Solteira, Otávio Gomes, enviou à Câmara Municipal um Projeto de Lei propondo o fim do uso gratuito da água pelos moradores do Cinturão Verde e Rocinhas Familiares. Atualmente, 411 lotes são isentos de pagar a tarifa se consumirem até 30 metros cúbicos de água/mês.
Como o prazo de 45 dias para a votação está se esgotando, uma reunião entre os vereadores e representantes da prefeitura ocorreu na tarde da última quinta-feira (21). Os vereadores Eduardo Vasconcelos (PPS), Rodrigo Batista Gonçalves (PPS) e Valdeci Ferreira Lima (PV) e os assessores dos vereadores Antônio Carlos da Silva (PT), Dalmi Guedes (PSC), Docílio José Correia Feitosa e Ricardo Casagrande (PP) ouviram do Secretário de Obras e Manutenção, Sérgio José de Rezende, e do Chefe do Setor de Água, Marcos Mendonça, justificativas da necessidade da aprovação do projeto.
Um dos motivos apresentado por eles foi que o objetivo inicial de conceder a isenção de água era incentivar a produção agrícola, porém muitos moradores não possuem plantação. Sérgio e Marcos também disseram que parte da água utilizada na região do Cinturão Verde é potável, fato que gera custos para o Município.
Por outro lado, os vereadores afirmaram que quem produz alimentos sairá prejudicado e que a Prefeitura precisa avaliar melhor a situação específica de cada morador do Cinturão antes da aprovação do projeto. É um consenso entre os vereadores de que as Comissões da Câmara não possuem informações suficientes para dar parecer no projeto.
Chama no Whats