Semana passada o vereador Guto Marão (MDB) enviou à prefeita Tamiko Inoue uma sugestão bastante útil que pode diminuir o problema de transporte de pacientes da Saúde no município de Andradina.
A proposta do parlamentar é que a Prefeitura entre em contato com a Polícia Federal solicitando que a mesma transfira à Secretaria de Saúde do Município, veículos e ônibus apreendidos nas operações de combate ao tráfico de drogas.
A cessão de uso destes veículos é prevista em lei mas deve ser autorizada pela Justiça. Para que isso ocorra, os Municípios precisam demonstrar interesse no recebimento para que as autoridades policiais possam regulamentar o processo.
Segundo os estudos do vereador sobre o tema, nos pátios da Polícia Federal existem “ônibus em condições de transportar pacientes com segurança para atendimentos médicos especializados oferecidos por cidades como São José do Rio Preto, Barretos, Jales e Araçatuba, por exemplo”.
Enquanto estes veículos aguardam seu destino nos pátios, a grande maioria das cidades da região enfrentam dificuldades para manter suas frotas adequadas à real necessidade da população. “A Secretaria de Saúde [de Andradina] não conta com veículos suficientes para atender a demanda de atendimentos, nem com ônibus em condições de transportar com segurança pacientes que necessitam de atendimento médico especializado disponível nas já mencionadas cidades”, argumenta Marão.
Se a sugestão do vereador for acatada pela prefeita Tamiko, os cidadãos andradinenses poderão contar com novos meios de transporte gratuito para continuar seus respectivos tratamentos médicos em unidades de Saúde fora do município. A sugestão bem que poderia ser adotada também por outras prefeituras da região que enfrentam o mesmo problema.
Chama no Whats