A 12ª edição do Viagem Literária 2019 está começando. Com malas carregadas de personagens extraordinários e muita imaginação, 15 grupos de contação de histórias farão apresentações gratuitas itinerantes em espaços públicos espalhados por 76 cidades do território paulista, incluindo a capital e, em nossa região, a cidade de Itapura.
Dedicado a incentivar a formação de novos leitores e o prazer da leitura, o programa criado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, é realizado pela Organização Social SP Leituras por meio do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo), e se vale de recursos criativos e instigantes que contribuem com a programação cultural de cada comunidade.
Imagens extraídas do vídeo promocional feito por Apparício Júnior para convidar os itapurenses é criativo, animado e contém a promessa de muitas emoções
Entre os contadores de histórias e grupos convidados está o animadíssimo Ademir Apparício Júnior que fará uma turnê que se inicia na Biblioteca Municipal de Itapura no próximo dia 27 de maio, com sessões às 09h e às 14h. E o melhor de tudo: a entrada é franca e o espetáculo pode ser assistido por todas as idades.
Depois de Itapura, Ademir Apparício Júnior irá encantar platéias em outras três cidades da nossa região: Araçatuba no dia 28 de maio na Biblioteca Rubens do Amaral; No dia seguinte em Birigui na Biblioteca dr. Nilo Peçanha; e, na quinta-feira (dia 30), será a vez de Penápolis abrir as portas da Biblioteca Prof. Fausto Ribeiro de Barros para recebê-lo. Em todas as cidades mencionadas, as apresentações estão marcadas para as 09h e as 14h.
O ESPETÁCULO – “Histórias que Minha Avó Contava”, é um espetáculo solo de contação de histórias. Nele, Ademir Apparício Júnior (Ator-Pesquisador, Palhaço, Contador de Histórias, Produtor Criativo, Arte-Educador e Mímico), resgata em sua memória afetiva os momentos que passava ao lado da avó, narrando como foi sua infância e divide com o público uma das histórias que ela contava. Nesse solo, o público tem uma participação ativa, construindo com ele o espetáculo. Além da história, também são feitos diversos jogos populares. O espetáculo dura aproximadamente 45 minutos e é recheado de grandes emoções.
O VIAGEM LITERÁRIA foi lançado em 2008 e, desde então, já passou por 195 municípios paulistas levando escritores, contadores, fábulas, mitos e lendas do folclore brasileiro e da literatura universal para mais de 300 mil cidadãos que vivem no Estado de São Paulo.
Chama no Whats