Ônibus Lilás é oficialmente entregue aos andradinenses
- 17 de fevereiro de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em AndradinaDestaquesSaude e Bem Estar
- 0
A prefeita Tamiko Inoue realizou hoje de manhã (segunda-feira, 17), a entrega à população do “Ônibus Lilás – Mulher Segura e Protegida”, cujo objetivo é ampliar e integrar serviços públicos destinados a mulheres vítimas de violência.
“Este ônibus será muito importante para Andradina na prevenção a violência contra a mulher que hoje em dia, infelizmente, está em todas as camadas da sociedade. Desde já agradecemos a todos que lutaram para que este projeto se concretizasse e que atuarão nele a partir de agora”, disse Tamiko ao lado do vice-prefeito, Pedrinho Bentivoglio.
O projeto visa a articulação dos atendimentos especializados no âmbito da saúde, da justiça, da rede socioassistencial e da promoção da autonomia financeira. O veículo foi destinado ao município pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Governo Federal.
“Agradecemos a todos aqui presentes que trabalharão neste ônibus que sempre estão diretamente ligados ao cuidado com nossa população, especialmente as mulheres, a quem devemos ser gratos por tudo e reconhecermos que sem elas não somos nada, sabemos que este ônibus colaborará com a vida de muitas. Parabéns a todos”, disse Pedrinho.
O Governo de Andradina, através da Secretaria de Promoção a Cidadania e Direitos Humanos, e com apoio de outros setores da administração, vai promover ações que cheguem a locais de difícil acesso, promovendo a prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramentos legais no meio rural e também na área urbana.
“Queremos parabenizar toda a equipe de Governo pelo resgate deste projeto iniciado ainda na gestão do ex-prefeito Jamil Ono. A partir de agora vamos reforçar o combate a violência contra mulher levando mais informação com ações preventivas e tudo que temos a oferecer para segurança e bem-estar, que garantam a inclusão, o desenvolvimento e o empoderamento da mulher”, comentou o secretário de Direitos Humanos, Manoel Messias de Almeida.
NOVO RECURSO – O ônibus é totalmente adaptado para atendimento de mulheres em situação de violência. A unidade conta com duas salas para o atendimento, com notebooks com roteador e pontos de internet, impressoras multifuncionais, geradores de energia, ar-condicionado, projetor externo para telão, toldo, cadeiras, copa e banheiro adaptados para a acessibilidade de pessoas com deficiência.
A unidade foi estruturada para circular em todo tipo de terreno, sem restrições, além de possuir sistema de tração e alturas especificadas para estradas e caminhos em difíceis condições de manutenção e acesso.
As primeiras atividades de acolhimento serão realizadas pela Secretaria de Promoção e Assistência Social através do CREAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Também estiveram presentes os vereadores, Raimundo Justino e Makoto Izumi, a vice-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Glória Bastos, as representantes da DDM (Delegacia da Mulher), Adriana Paschoalin e Neuza Resende, o padre Sebastião Gonçalves que realizou uma benção ao ato.
Ainda a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sandra Arces, a coordenadora de Políticas para Mulheres, Cássia Regina Ribeiro, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mirtes Kobayashi.
O secretário adjunto da Saúde, Luiz Henrique Pereira Silveira ao lado de agentes da ESF Rural, de Cultura, Marinalva Pereira e de Promoção e Assistência Social, Sandra Regina Pereira acompanhada de técnicos do CRAS, CREAS, profissionais da Assistência entre outras autoridades.
[Fonte:: Secom/Prefeitura]