As fortes chuvas estão causando transtornos em vários lugares do país. Em Andradina, a Prefeitura decretou situação de emergência por causa dos estragos causados no município na última semana. E em Castilho, os altos índices de chuva desde o final do ano têm afetado a rotina da população.
Nesses dois municípios, as empresas Águas Andradina e Águas Castilho registraram um aumento no número de ocorrências, principalmente, referente a extravasamentos de esgoto e rompimentos de redes, ambos gerados por dois problemas: ligações cruzadas e objetos sólidos lançados de forma indevida nos vasos sanitários ou ralos como embalagens de produtos de higiene pessoal, absorventes, cabelo, preservativos e restos de comida.
Nos últimos dias, também foi constatado um aumento de 400% no volume de esgoto, justamente devido às redes cruzadas, ou seja, quando o imóvel não possui uma infraestrutura específica para que a água da chuva seja direcionada para a galeria pluvial.
É importante que as pessoas entendam que a rede de esgoto leva os dejetos até às lagoas e estações de tratamento de esgoto. Por meio delas escoam as águas residuárias que são utilizadas para tomar banho, cozinhar, lavar louça e descarga do vaso sanitário. A manutenção e melhorias nesta infraestrutura são realizadas pelas concessionárias. Essas tubulações não são dimensionadas para receber água de chuva.
Já a galeria pluvial é conjunto de tubulações que têm como objetivo captar, transportar e drenar a água da chuva das áreas urbanas até rios, córregos ou canais. A instalação e reparos são realizados pelas Prefeituras.
Quando há imóveis sem redes individuais, geram alagamentos, retornos de esgoto nas residências, rompimento das redes por meio de areia, pedras e lixo, comprometendo a estrutura física pela vazão acima da capacidade da rede, prejudicando desta forma a cidade toda.
Segundo o diretor operacional das concessionárias, Antonio Hercules Neto, quando uma ligação irregular é detectada, por meio da fiscalização das concessionárias, o proprietário do imóvel é notificado e tem um prazo para realizar a adequação.
“Esperamos que a população tenha consciência da importância das redes individuais e do descarte correto de lixo. Com isso, é possível evitar problemas em sua própria casa ou empresa e, consequentemente, em todo município”, explica.
Chama no Whats