Pereira retoma Vacinação Contra Gripe, mas vacinas continuam insuficientes
- 8 de abril de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em DestaquesPereira BarretoRegiãoSaude e Bem Estar
- 0
Hoje, quarta-feira, município utilizou as 800 doses recebidas para imunizar exclusivamente idosos acima de 60 anos, policiais militares, bombeiros e profissionais da saúde
A exemplo das demais cidades de nossa região, a Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Pereira Barreto, retomou hoje (quarta-feira, 08) a Campanha de Vacinação Contra a Gripe.
Apesar da expectativa geral da população, a prioridade nesta primeira etapa da campanha são os idosos com mais de 60 anos, policiais militares, bombeiros e profissionais da saúde.
DOSES A ‘CONTA-GOTAS’
Mesmo que qualquer prefeitura da região quisesse acelerar a vacinação sem comprometer o isolamento social (realizando a vacinação casa a casa, como realizado em Andradina, por exemplo), isso não seria possível, já que as doses da vacina contra a gripe estão chegando às cidades “em suaves prestações”.
As vacinas recebidas por Pereira Barreto nesta semana, por exemplo, foram apenas 800 doses.
Se a distribuição limitada feita semanalmente às Secretarias de Saúde da região for uma estratégia para impedir a aglomeração nos postos de vacinação, foi muito mal planejada.
Toda vez que um município anuncia a retomada da vacinação em determinado dia da semana, é comum que todos os cidadãos pertencentes a este primeiro grupo e que ainda não foram imunizados, se dirijam até os postos.
Essa movimentação não recomendada, compromete toda a logística montada pelas prefeituras para evitar a proximidade entre pacientes, causando exatamente o efeito contrário daquilo que as autoridades de Saúde orientam: as aglomerações.
Nossa reportagem não conseguiu apurar se as Secretarias de Saúde da região já pontuaram este caos à Direção Regional de Saúde em Araçatuba e tampouco obteve confirmação de nova estratégia para as próximas etapas da campanha.
NOVOS POSTOS DE VACINAÇÃO
Envidando esforços para seguir as recomendações do Ministério da Saúde e evitar aglomerações, o prefeito pereira-barretense, Joãozinho, determinou que a Secretaria Municipal de Saúde ampliasse a quantidade de locais de vacinação.
Com isso, o número de pontos de vacinação da campanha DOBROU, passando de três para SEIS. Confira os locais de vacinação:
- EMEB “Maria Elza de Aguiar Domingues”;
- EMEB “Com. Hirayuki Enomoto”;
- Academia de Saúde do bairro Jardim Paraíso;
- Academia de Saúde do bairro Vila Marão;
- Praça da Bandeira “Com. Jorge Tanaka”;
- Praça da Igreja Católica do bairro Lapinha.
As unidades básicas de saúde também estarão vacinando em domicílio os idosos acamados.
METAS
A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos, até o dia 22 de maio. O Dia “D” de Mobilização para a Vacinação acontece no dia 9 de maio, porém essa data ainda pode ser alterada por conta da crise do coronavírus que acomete o país.
IMPORTANTE LEMBRAR
A vacina contra influenza NÃO TEM EFICÁCIA CONTRA O CORONAVÍRUS! Porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.