Departamento de Esportes renasce sob o olhar da Administração Fátima Nascimento
- 19 de junho de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoDestaquesEsportes
- 0
Dando sequência a uma série de matérias especiais sobre as ações da Gestão da prefeita Fátima Nascimento, o Jornal Portal de Notícias conversou com Marcos Carrenho, coordenador do Departamento de Esportes de Castilho, ligado diretamente a Secretaria Municipal de Educação.
Na entrevista, foram abordados diversos temas, mas os principais circundaram a recuperação do espírito esportivo e da revitalização das praças esportivas (ginásio, campos de futebol sintético, pista de skate entres outros).
“Quando a prefeita Fátima Nascimento assumiu, ela deixou bem claro que gostaria de ver nossos jovens usufruindo dos nossos equipamentos que, infelizmente, estavam abandonados. Com isso, desde o primeiro ano começamos a fazer os reparos, reformas e recuperar tudo que havia sob nosso poder”, comentou Marcos.

Responsável pelo departamento de Esportes de Castilho, Marcos Carrenho, comemora empenho da prefeita Fátima Nascimento na recuperação do esporte castilhense. (Foto: Ygor Andrade)
Segundo ele, a maioria das praças estava sem atividade e, ao término do mandato, 100% dos locais estará recuperado e preparados para uso. “Aqui só tínhamos o futsal de férias, feito uma vez ao ano, não havia, por exemplo, o campeonato de Masters que nós implantamos, Copa Regional Sub-11, Sub-13 e Sub-15, além de outras competições para outras modalidades, como o Handebol”, destaca.
Com o apoio da Chefe do Executivo, Marcos destaca que hoje a juventude de Castilho demonstra maior interesse pelo esporte na cidade e que, a ideia é deixar de contar com atletas de outras cidades para compor elenco. “Queremos que as outras modalidades sejam como a Bocha e a Malha que são campeões regionais e se destacam também no Estado. Agora que estamos alavancando projetos, além de projetos particulares”, disse.

Local passa por reformas e deve ser entregue nos próximos dias. (Foto: Ygor Andrade)
SINTÉTICOS
Os dois campos de futebol sintético, localizados na via de acesso Antônio Vieira de Brito, passam por reformas que devem ser finalizadas já na próxima semana. O coordenador de esportes da cidade disse que, agora, aguarda somente a chegada de redes de proteção para finalizar alguns detalhes, como, a instalação de bebedouros refrigerados, chuveiros elétricos nos vestiários e a recolocação de traves e redes. “Nós também conseguimos, por meio de licitação, que um vigilante fique aqui zelando pelo patrimônio público. Nós estamos melhorando esse local que, em média, é frequentado por mais de 80 pessoas diariamente”, salientou o responsável
ESTÁDIO MUNICIPAL
“Temos um estádio que, bem cuidado, pode render muitos frutos para a cidade, não somente em relação ao futebol. Estamos já com o projeto em andamento, analisando poucos detalhes, para a construção de uma pista de atletismo, mas uma pista descente, que abrace outras modalidades, como, salto em distância, arremesso de pesos e de dardos, corridas, além de ser uma excelente opção para que os munícipes possam fazer exercícios de caminhada e corrida em um lugar seguro e preparado”, destacou.
REFORMA DO JORGE FRANCO
Talvez uma das obras de reforma mais aguardas seja a do Ginásio Municipal Jorge Franco que recentemente foi agraciado com a instalação de climatizadores, durante a realização do Campeonato de Férias Donizete Evangelista da Solva “Dorin”. “Essa reforma total vai custar aos cofres públicos algo em torno de R$ 140 mil, onde serão reformados os vestiários, o piso de tacos será trocado por um pisto polido, emborrachado, próprio para a prática de esportes indoor, além da pintura e outros detalhes que merecem total carinho e atenção. O desejo da prefeita Fátima Nascimento é entregar essa reforma em no máximo 120 dias; um ginásio quase novo”, enfatizou Marcos Carrenho.

Além de receber climatização, Ginásio Municipal passará por reforma completa ainda este anos. (Foto: Ygor Andrade)
NOVO PROJETOS
Ainda de acordo com a entrevista, o JPN foi informado que há projetos voluntários que podem se espalhar pela cidade. Segundo Carrenho, há um projeto sendo voluntário sendo desenvolvido no Projeto Jupiá que ensina crianças a prática de artes marciais como Karatê e Jiu-Jtsu. “Existe esse olhar atencioso e nós queremos que ele se estenda a outras crianças da nossa cidade e, por isso, estamos estudando a possibilidade de viabilizar o ensino dessas artes marciais nos bairros do Laranjeiras, Leão e Nova Iorque”, finalizou Marcos, lembrando que também existe o sonho da prefeita Fátima Nascimento que aulas de natação voltem a ser ministradas e monitoradas por profissionais, na piscina pública que também passa por reformas. “Isso ainda precisa passar por algumas questões burocráticas e de concurso, mas existe essa vontade e nós vamos trabalhar para colocá-la em prática”.
Da Redação