O Governo de São Paulo modernizou sua metodologia de ensino para jovens e adultos que não conseguiram completar os estudos em tempo regular, mas tem interesse em finalizar o ciclo escolar. A nova estratégia são os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), disponíveis em vários municípios paulistas através de uma parceria entre Governo do Estado e Secretarias Municipais de Educação.
Ilha Solteira foi uma das pioneiras na região a adotarem o novo programa e iniciou nesta semana uma ampla campanha de incentivo àqueles que desejam completar seus estudos! A nova metodologia introduzida pelo CEEJA, proporciona um atendimento individualizado ao aluno e a presença deles em sala de aula, é flexível.
“O aluno estuda no seu próprio ritmo, o que dá oportunidade aos que têm 18 anos ou mais de completar seus estudos. No CEEJA, o estudante recebe o material didático e um roteiro para orientação dos seus estudos. Quando os alunos sentirem necessidade de uma orientação extra, pode ir à unidade do CEEJA para tirar dúvidas presencialmente com professores e realizar as avaliações”, anuncia a campanha.
O CEEJA funciona na própria Secretaria de Educação, onde um professor permanece disponível de segunda a sexta-feira, das 17 às 21h, exclusivamente para esclarecer dúvidas e aplicar as provas de cada etapa do aprendizado.
Além disso, os alunos participam de um encontro regional mensal, em Andradina, e o transporte gratuito para estes encontros também é garantido pela prefeitura de Ilha Solteira.
(Marco Apolinário/JPN)
Chama no Whats