Visita ocorreu na data em que o Município atingiu a marca histórica de 423 procedimentos cirúrgicos realizados gratuitamente desde o final de 2022
Acompanhado pela Secretária de Agricultura e 2ª Dama de Guaraçaí, Vivian Fiumari, e pela Secretária de Saúde, Jamile Rossi Canassa, o prefeito Airton Jose Gomes esteve no Hospital e Maternidade de Guaraçaí nesta quarta-feira (16), onde conversou com a diretora Laís Marani sobre as cirurgias realizadas semanalmente naquela unidade.
De acordo com o prefeito, na data da visita, cinco procedimentos cirúrgicos foram realizados pela equipe comandada pelo Dr. Cássio: 03 deles em cidadãos de Guaraçaí e outros 02 de Mirandópolis.
A realização de cirurgias foram retomadas no final de 2022, quando o Centro Cirúrgico do Hospital foi reaberto pela Prefeitura. De lá pra cá, um total impressionante de 423 operações foram realizadas sem qualquer custo para os pacientes de Guaraçaí e região. Estes números não incluem procedimentos cirúrgicos particulares, realizados por usuários de planos de Saúde, por exemplo.
“Esta importante ação do nosso Governo, permitiu que Guaraçaí zerasse as demandas reprimidas e ainda conseguisse atender as necessidades cirúrgicas de outros municípios da região”, comemora Airton.
A diretora Laís Marani informou que as cirurgias realizadas todas as quartas-feiras, incluem procedimentos variados como hérnias, vesículas e postectomias (circuncisão) infantil e adulto, por exemplo.
COMO FUNCIONA
De acordo com Laís, os pacientes que necessitam de algum tipo de intervenção cirúrgica devem primeiramente ter essa recomendação feita por médicos da Atenção Básica (Unidades Básicas de Saúde). Se o procedimento recomendado fizer parte dos tipos de cirurgias realizadas pelo Hospital de Guaraçaí, o caso é analisado pelo setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde. Realizados todos os exames clínicos e laboratoriais prévios, o Hospital é comunicado para agendar o procedimento cirúrgico.
“O prazo decorrido entre esse período de Avaliação feito pelo setor de Regulação e a cirurgia realizada aqui no Hospital, demora em média, de 15 a 20 dias. É uma tramitação bastante rápida”, informou Laís sobre os pacientes que residem em Guaraçaí. “Estes prazos não se aplicam a outros municípios, já que os procedimentos técnicos em cada um varia conforme as demandas da localidade e a prioridade deste Programa de Saúde Municipal são os pacientes de Guaraçaí”, completa.
Para conhecer um pouco mais sobre este programa de Saúde da Prefeitura de Guaraçaí, assista ao vídeo divulgado ontem (17) pelo prefeito Airton em suas redes sociais: https://www.facebook.com/share/v/1HWTzH7rVs/.