Abacaxi coloca município como referência no fortalecimento da economia local e regional
O trabalho conjunto entre o Sebrae-SP e os municípios da região de Araçatuba tem gerado resultados concretos no fortalecimento das Cadeias Produtivas Locais (CPLs). Com apoio técnico na elaboração de projetos e planejamentos estratégicos, as cidades de Araçatuba e Guaraçaí se destacaram com aprovação na primeira etapa do Programa SP Produz 2025, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo.
O município de Guaraçaí teve sua cadeia produtiva do abacaxi reconhecida como estratégica para a economia regional, após atender a todos os requisitos jurídicos exigidos pelo programa. A cidade alcançou nota 6,75 no Planejamento Estratégico de Negócios, com uma proposta clara e bem estruturada. Entre os pontos positivos avaliados estão o potencial de crescimento, a articulação entre produtores, o uso de práticas sustentáveis e ações voltadas à inovação no campo.
Parte desse processo foi registrado pelo Portal Guaraçaí e reproduzido pelo JPN em 19 de março deste ano, quando o prefeito Airton Gomes e sua equipe de Governo, participaram de um dos encontros decisivos do projeto que visa a retomada da posição estratégica de vendas do Abacaxi produzido em Guaraçaí no cenário nacional (relembre a reportagem clicando no link: https://www.facebook.com/share/p/16XTs2tS2c/).
Para Fernanda Antonialli, consultora de negócios do Sebrae-SP, o projeto da CPL do abacaxi é um marco para o desenvolvimento territorial. É o primeiro passo para conectar agricultura, agroindústria, turismo, educação e cultura, valorizando um produto típico e símbolo da cidade, reconhecida como a terra do abacaxi.
“Estamos contentes por termos auxiliado Guaraçaí nesta etapa de construção e seguiremos presentes nos próximos passos”, completa.
IMPACTO POSITIVO
Nossa reportagem conversou sobre a importância dessa conquista com a 2ª Dama e atual Secretária de Agricultura de Guaraçaí – Vivian Fiumari. Segundo ela, a aprovação de Guaraçaí na primeira etapa do Programa SP Produz 2025, é uma conquista importante para a Secretaria Municipal de Agricultura e para todo o município:
“Para a gestão pública, isso significa novas oportunidades de investimento, apoio técnico e fortalecimento das políticas voltadas ao produtor rural. É o resultado de um trabalho feito com seriedade, comprometimento e muito amor”, afirmou Vivian.
A secretária também se mostrou confiante nas novas oportunidades de negócios que este desempenho positivo do município pode abrir para os produtores:
“Esse reconhecimento reforça o potencial da nossa produção agrícola, especialmente da cadeia do abacaxi, e coloca Guaraçaí em destaque no cenário estadual”, finalizou.
(Marco Apolinário/JPN; com informações de Lilian Flores/Assessoria de Imprensa a serviço do Sebrae-SP)