A Câmara de Vereadores realizou uma Sessão Ordinária na noite de segunda-feira, 24 de novembro, com uma pauta bastante extensa, mas ao menos duas delas de destaques e importantes decisões.
Por unanimidade, os vereadores aprovaram uma Moção de Repúdio contra o Decreto nº 12.686, de 20 de outubro de 2025, do Governo Federal, que tem gerado controvérsia e preocupação entre pais e a comunidade ligada às APAEs (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais).
A preocupação é que o decreto possa tornar obrigatória a inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares, em detrimento da opção por instituições especializadas como as APAEs, que oferecem atendimento específico para diversas necessidades. As crianças de Murutinga do Sul são atendidas pela APAE de Andradina.
PREFEITO APROVADO – Outro ponto importante da sessão foi a aprovação das contas de 2023 do prefeito Cristiano Eleutério. O Tribunal de Contas já havia dado parecer favorável, e como era esperado, os vereadores acompanharam o parecer do Tribunal, julgando legais as contas do Chefe do Executivo de Murutinga do Sul.