
Mercado da beleza registra crescimento de 75% em Andradina
- 26 de julho de 2025
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em Andradina
- 0
A abertura de empresas tem sido uma boa amostra do crescimento econômico do município de Andradina nos últimos anos. Dados do Observatório Econômico, vinculado à Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico, Economia Criativa e Inovação, da Secretaria Municipal da Fazenda, Planejamento, Gestão Fiscal, Desenvolvimento Econômico e Inovação, apontam para um aumento no número de novos negócios abertos na cidade nos cinco primeiros meses de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Entre janeiro e maio deste ano, Andradina registrou a abertura de 634 novas empresas: um crescimento de 20,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 527 novos negócios foram iniciados no município.
E um dos setores que tem chamado a atenção e registrado um crescimento na proliferação de novos negócios tem sido o chamado “mercado da beleza”. Houve um aumento de 75,0% nos novos negócios abertos na área.
Estabelecimentos de cabeleireiros, barbearias, manicure e pedicure tiveram um saldo na abertura de negócio neste período. O crescimento observado neste ramo específico foi de 62,5%, sendo que 26 empresas do tipo foram abertas em Andradina no primeiro semestre. No ano passado, haviam sido 16 novos negócios nesta área, demonstrando o potencial econômico deste mercado.
Além disso, também dentro do mercado da beleza, em relação aos estabelecimentos de estética e serviços de cuidados com a beleza em geral, foram 9 novos negócios abertos neste ano, contra 4 no mesmo período do ano passado, um crescimento de 125,0%. No geral, o mercado da beleza abriu 35 novos negócios entre todos os segmentos, contra 20 no ano passado.
DESCENTRALIZAÇÃO
Houve predominância do mercado da beleza no Centro da cidade, com a maior parte dos novos negócios estando nesta região. Porém, a área central corresponde a 25% das novas empresas, demonstrando que 75% do novo mercado está nos bairros da cidade.
Foram 9 novos estabelecimentos no Centro, seguido pelos bairros Jardim Europa, Stella Maris e Vila Mineira com 3 empreendimentos cada. Houve abertura também em outros bairros do município.
O levantamento da plataforma ainda aponta locais como Jardim Santa Cecília, Residencial Alto dos Pires, Vila Peliciari e Vila São Pedro – todos com 2 cada; e Benfica, Álvaro Gasparelli I e II, Belmiro Brunello, Alvorada, Bela Vista, São Lourenço, Piscina e Vila Passarelli – com 1 cada, também como espaços que receberam novas empresas do setor.
Entre os logradouros que mais receberam empresas do setor de beleza no primeiro semestre em Andradina estão as ruas Dom Pedro I, Jesus Trujillo, José Augusto de Carvalho e Paulo Afonso, que tiveram 2 novos negócios abertos em cada.
TIPOS DE EMPRESA
A maior parte das empresas abertas são de MEIs, optaram pela tributação do Simples Nacional e são empresas matrizes.
ANÁLISE
De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Planejamento, Gestão Fiscal, Desenvolvimento Econômico e Inovação de Andradina, Norival Nunes, os números refletem uma demanda crescente da população:
“Atualmente, não só as mulheres procuram por cuidados com a beleza, mas isso ficou muito comum entre os homens também. Com isso, a demanda fica ainda maior por negócios desse tipo. E Andradina tem sido um polo importante para este tipo de serviço”, disse.
Para o prefeito Mário Celso Lopes, o crescimento econômico de Andradina está interligado aos investimentos feitos na cidade em sua administração:
“Está tudo ligado. O investimento que temos feito em novos empreendimentos, no turismo, na gastronomia, e na indústria andradinense, acaba gerando riqueza. E riqueza gera mais riqueza, fazendo com que a população aumente a renda e tenha como investir em si próprio, cuidando do corpo, da saúde e da beleza, neste caso”, afirmou o prefeito.
(AsCom/Governo de Andradina)