Itapura anuncia calendário de eventos alusivos aos seus 54 anos de emancipação
- 1 de março de 2019
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em DestaquesItapura
- 0
A pitoresca cidade de Itapura completa 54 anos no próximo dia 21 de março. Para celebrar a data, a Prefeitura do Município divulgou uma rica agenda de eventos que proporcionarão lazer, diversão e atividades físicas para todas as idades, atraindo centenas de visitantes ao logo de praticamente todos os dias de março.
O “Itafolia” – carnaval popular gratuito que acontece à beira da praia, é o abre alas desta intensa programação. Ele começa hoje, dia 1º, e segue até segunda-feira (04) animado por banda em todas as noites e matinê, além de shows com dupla de sertanejos universitários, conforme já anunciado esta semana por nossa reportagem.
Já no dia 08 – Dia da Mulher, as cidadãs itapurenses estão convidadas a prestigiar uma palestra que terá início às 08h no Centro de Saúde do município.
No dia 12 acontecerá a “Conferência do Idoso”, evento marcado para acontecer entre 08h e as 14h, no Centro da Juventude. No dia 14, os idosos voltam ao foco dos holofotes durante o 2º Encontro da Melhor Idade, que acontece das 08 às 14h, com atividades na Praia e também no Centro da Juventude.
Dando sequência às atividades, no dia 16 será a vez da garotada boa de bola do município roubar as atenções durante um Torneio Infantil de Futebol de Campo que acontece no Estádio “Barretão”, com início previsto para as 08h.
No dia 21 – Dia do Aniversário da Cidade, os itapurenses serão saudados com uma Alvorada. Mas a grande festa de celebração acontecerá mesmo no sábado seguinte, dia 23, com um Show Artístico (atração ainda não divulgada) marcado para as 20h, na Praça Trajano de Almeida.
E no domingo (24), a celebração chegará ao seu ápice com Desfile Cívico que começará às 16h30.
Para coroar as atividades deste mês, as equipes do handebol infantil participarão de um Torneio que começa às 08h30 no Ginásio Esportivo do Município.
De Colônia à Cidade – Foi na confluência dos Rios Paraná e Tietê que, em 1858, nasceu a Colônia Militar de Itapura (também chamado de “Estabelecimento Naval de Itapura”), protegido pelos Saltos de Itapura e Urubupungá, hoje infelizmente submersos pela represa de Jupiá. O termo “Itapura” nasceu do tupi-guarani e significa “salto das pedras”.
Com o avanço da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, a Colônia inaugurou, em 1911, a Estação Itapura, onde efetuava a travessia do Rio Paraná, através do Ferry Boat, para ligação com a Estrada de Ferro que dirigia a Corumbá.
O povoado de Itapura, no Município de São José do Rio Preto, foi elevado a Distrito de Paz em 1909. Toda parte desse Distrito, situada à margem do Rio Tietê, foi incorporada ao Distrito de Paz de Penápolis pela Lei nº 1225, de 16 de outubro de 1910.
Em 1911, declina a importância do povoado com a mudança do local de pouso para Araçatuba e Lussanvira. Itapura foi incorporado ao Município de Monte Aprazível em 1924. Foi a partir desta época que passou a denominar-se Novo Oriente, e a sua sede foi transferida para a povoação deste último nome, sendo elevado a Município em 1938, com o nome de Pereira Barreto.
O Distrito de Itapura voltou a ser criado em 1959, com sede no antigo povoado e território desmembrado do Distrito de Bela Floresta.
O fechamento da Barragem de Jupiá fez com que mudassem a cidade de seu local original, para um ponto mais elevado onde encontra-se instalada até hoje, com uma população estimada em 4.860 moradores, segundo dados mais recentes da Fundação Seade.
A herança mais preciosa desta longa história é o famoso “Palácio Dom Pedro II” – um forte construído durante a guerra do Paraguai, para barrar o avanço das tropas de Solano Lopez. Foi Sede da Colônia Militar durante a Guerra do Paraguai e até hoje atrai turistas de várias cidades, interessados em sua arquitetura, lendas de túneis secretos e tesouros escondidos. O antigo povoado submerso pelas águas, também atrai mergulhadores de várias partes do país.