No período de chuvas, as águas que caem na cidade podem se torna um transtorno para os moradores da cidade de Castilho, isso devido as redes cruzadas. As redes de esgotos que deveriam coletar apenas o esgoto dos imóveis, acabam recebendo a água das chuvas e não comportam a enxurrada.
Para o gerente operacional das Águas Castilho, Eduardo Gaiotto, este alerta da importância de se acabar com as redes cruzadas deve ser um trabalho conjunto. “Ambas as situações são danosas ao meio ambiente e as populações. Águas das chuvas lançadas nas redes de esgoto causam extravasamentos nos poços de visitas, com deslocamentos dos bueiros podendo causar acidentes, espalhando dejetos pelas ruas, levam ao refluxo para as residências com inundação por esgotos das mesmas”.
Gaiotto disse ainda que estas ligações prejudicam de forma excessiva o funcionamento e qualidade do tratamento dos esgotos nas Estações de Tratamento, resultando na poluição dos cursos de água com o esgoto lançado nas galerias ou redes de águas pluviais, além do mau cheiro que passam ao exalar pelas bocas de lobo. “Sendo o esgoto doméstico ácido, corroem as tubulações de concreto destruindo as mesmas ao longo dos anos”, apontou ele como mais um dos efeitos danosos das redes cruzadas.
De acordo com o gerente, como a rede de esgoto não é feita para isso, acaba ocorrendo danos aos imóveis, redes e vias públicas e, ainda, a rede de coletora de esgotos não cumpre sua função primordial, que é afastar os esgotos das residências. Outro fator que agrava na época das chuvas são os entupimentos das redes, já que muitos detritos são jogados de forma inconsequente na rede de esgoto. De acordo com Gaiotto, em Castilho é elevada a quantidade de imóveis que direcionam suas águas de chuvas para a rede de esgoto. “Como a rede não é feita para isso, acaba ocorrendo danos aos imóveis, redes e vias públicas e, ainda, a rede de coletora de esgotos não cumprindo sua função primordial, que é afastar os esgotos das residências”, informou o gerente.
Ainda segundo ele, há o trabalho de manutenção preventiva e corretiva das redes de esgotos, mas isto se torna apenas um paliativo, não a solução. Gaiotto reforça que este problema só será solucionado se forem desconectadas das redes de esgotos as águas de chuvas e, isto depende da população, visto que, o problema ocorre dentro dos imóveis. Mais informações sobre redes cruzadas entre em contato com a concessionária, na sede do comercial ou pelo 0800 770 3195.
Ricardo Peixoto
Chama no Whats