Os milhares de católicos castilhenses (incluindo os da área rural) devem reunir-se na Praça da Matriz de Castilho no feriado desta quinta-feira (31), para celebrar o Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo).
O Corpus Christi é um evento baseado em tradições católicas realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.
“A nossa Festa de Corpus Christi iniciará às 15h00 com uma procissão saindo da Igreja, descendo pela Avenida Presidente Vargas até a esquina do Banco do Brasil; daí entramos na Praça, passamos embaixo do Memorial ‘Maria do Lírio’, e seguiremos até o coreto, onde acontecerá uma missa Campal”, explica Hilário Prates de Medeiros à nossa reportagem.
Mas a movimentação dos fiéis começa bem antes disso. Durante toda a manhã de quinta-feira, eles estarão ornamentando as ruas por onde passará a procissão. A ornamentação que é um espetáculo de encher os olhos, é realizada com pinturas, pó de serra, panos de prato, pó de café e desenhos diversos, sobretudo com símbolos religiosos.
A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.”
Chama no Whats