A enfermeira Sandra Marques – Coordenadora do Programa de Imunização no Município, divulgou nesta sexta-feira (15) o resultado da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe informado para o Ministério da Saúde no dia 14.
“Atingimos a meta na imunização de Idoso e Professores que ficou acima de 90%. Isso na avaliação individual por grupos. No total, nós atingimos 81,94%. Falta muito pouco para alcançar a Meta definida pelo Governo, que é a vacinação de 90% em todos os grupos e precisamos que a população se conscientize sobre a importância de receber a dose da vacina todos os anos”, afirmou Sandra à nossa reportagem.
Os números finais da campanha até agora foram: Crianças 64,89%, Trabalhadores da Saúde 66,16%, Gestantes 50,78%, Idosos 94,10% e Professores 98,47%. O alcance da campanha no município reflete uma realidade que as Secretarias de Saúde de quase todas as 40 cidades pertencentes à Diretoria Regional de Saúde de Araçatuba estão enfrentando: o aumento da resistência popular para receber a dose da vacina.
Em Castilho, este é um dos primeiros anos que a meta definida pelo Governo não é atingida dentro do prazo esperado. Notas divulgadas pela Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Andradina indicam a mesma resistência. Uma aluna do curso técnico em Enfermagem do Colégio “Stella Maris” que não quis ter o nome divulgado, relatou a sua professora está “praticamente pegando os alunos no laço para que tomem a vacina”. A resistência notada entre os próprios profissionais de Saúde em exercício ou formação, preocupa as Secretarias de Saúde da região, já que eles tem consciência plena da importância da vacinação anual.
“Na segunda-feira (18), nós estaremos iniciando novamente a Campanha da Gripe para os grupos acima relacionados. Conseguimos algumas doses que Araçatuba nos cedeu. Vamos buscar hoje em Araçatuba. Só não sei o quantitativo que irão mandar”, informou Sandra.
A retomada da Campanha em Castilho após 05 dias de seu término só ocorrerá por que o Município conseguiu doses extras da vacina. Portanto, a vacinação que prossegue na próxima semana destina-se apenas aos grupos etários que ainda não atingiram a meta, ou seja: Crianças de até 4 anos 11 meses e 29 dias, Idosos acima de 60 anos, Gestantes, Puérperas, Profissionais de Saúde e portadores de Doenças Crônicas.
Chama no Whats