A Prefeitura de Ilha Solteira em parceria com os agentes de saúde, igrejas, representantes do poder público, entidades representativas, comércio, além da comunidade em geral, realizou na última terça-feira (26), uma Mobilização de Combate às Drogas e a Violência pela Avenida Brasil Norte e Sul.
A ação teve início às 08h com a concentração para caminhada que saiu da Avenida Brasil Norte. A programação de conscientização sobre o combate as drogas, prevê ainda, durante a semana, mobilizações junto as comunidades dos PSFs.
A Guarda Municipal fez o ordenamento do trânsito durante toda caminhada. Os batedores da Guarda foram à frente, conduzindo o trajeto e fazendo o fechamento e desvios necessários da avenida para segurança dos participantes.
A mobilização sobre a problemática do uso indevido de drogas, verificada nas últimas décadas, ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio da saúde pública. Além disso, este contexto também é refletido nos demais segmentos da sociedade por sua relação comprovada com os agravos sociais, tais como: acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade.
26 de junho – Dia Internacional de Combate as Drogas
Os motivos que podem levar uma pessoa a se entregar ao vício de drogas são vários e vão desde a necessidade de aceitação por um grupo até um problema de cunho familiar ou emocional. Da mesma forma são inúmeras as pessoas que se aproveitam disso para traficar e obter lucros com as fraquezas alheias.
Mas como resolver essa situação? O tráfico cresce porque cresce o número de usuários de drogas.
Este número aumenta porque aumenta o tráfico de drogas.
Isso significa que não adianta combater às drogas simplesmente como um “problema de polícia”.
Não adianta lutar contra o tráfico, enquanto crime, e esquecer-se de lutar contra as causas que levam as pessoas ao consumo e a dependência química. O combate às drogas deve se dar também no âmbito educacional, psicossocial, econômico e até mesmo espiritual.
Muitos setores da sociedade já perceberam isso e, em consequência, aumentam as campanhas de combate às drogas e as organizações que visam à recuperação de dependentes químicos e sua reintegração na sociedade.
Chama no Whats