Prefeitura usa parcerias para implementar novas estratégias de conscientização
- 29 de junho de 2018
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoEducaçãoSaude e Bem Estar
- 0
Baixos índices de frequência escolar na rede municipal de ensino também são motivo de preocupação
A preocupação do setor de Saúde Pública da Prefeitura de Castilho também está voltada para as gestantes. De acordo com a secretária Janini Nascimento, grande parte das 120 mulheres que se encontram grávidas atualmente, não participam do Curso de Gestantes que a Prefeitura oferece gratuitamente a elas numa parceria entre as Secretarias de Saúde e Assistência Social e Cidadania (SASC).
Este curso, além de muitos ensinamentos úteis tanto para as mamães de primeira viagem quanto para aquelas que já estão na segunda ou terceira gestação, também oferece acompanhamento de vários especialistas e a entrega de um Kit Bebê que ajuda muitas famílias a receberem seus novos integrantes economizando um pouco mais de dinheiro.
Para aumentar ainda mais a preocupação dos profissionais de Saúde Pública do Município, os números revelam que nem todas estas gestantes foram vacinadas, o que pode comprometer tanto a saúde delas quanto dos bebês.
Muitas mães com crianças e que são assistidas pelo Programa Bolsa Família estão perdendo o benefício porque não vacinaram seus filhos.
SAÚDE NA ESCOLA – Outro motivo que tem causado a suspensão do benefício concedido pelo Governo Federal é a baixa frequência escolar destas crianças. Em resposta a este descaso dos próprios pais com a Saúde dos filhos, as Secretarias de Saúde e Educação estão unindo forças com objetivo de conferir as cadernetas de vacinação de cada aluno da rede municipal de ensino para atualizar as vacinas atrasadas.
A Escola Municipal de Educação Infantil “Antônio Custódio Borges”, popularmente conhecida como Parquinho, realizará a verificação nesta sexta-feira, dia 29. Mas para que a iniciativa funcione, é necessário que os pais estejam atentos e não deixem de enviar as Carteiras de Vacinação na data correta. O trabalho continuará sendo realizado nas demais escolas, até que a taxa de vacinação atinja os índices ideais.
E a parceria com a Educação não para por aí. Além deste trabalho, os profissionais de Saúde irão na próxima semana à escola “Dejanira Bozzo Jorge”, no conjunto Nova York, para conversar com as crianças sobre a importância de manter a vacinação em dia e também sobre o assédio infantil. Segundo dados informados à nossa redação, aquela unidade de ensino registra números alarmantes de ausência dos alunos nas salas de aula.
Outra ação do programa “Saúde na Escola” tem ensinado aos alunos da rede municipal a importância de prevenir acidentes domésticos. Esta nova abordagem teve início no começo do mês passado, quando Bombeiros convidados pelas equipes de Estratégia Saúde da Família da UBS Alípio, comandados pela enfermeira Marcela Tavares, estiveram nas escolas do Nova York e “Paulo Sérgio” para “transformar” os pequenos em bombeiros por um dia. O destaque desta iniciativa está na dedicação dos bombeiros que interagem pacientemente com os alunos utilizando uma linguagem totalmente didática.
Nesta terça-feira (26), foi a vez dos pequeninos da Creche “Criança Feliz” (Laranjeiras) e da Escola “Maria Buzachero Bandeira” (assentamento São Luiz), vivenciarem esta mesma experiência. A programação percorrerá todas as escolas da rede municipal de ensino, levando os mesmos conhecimentos a cerca de 5 mil crianças.