Faltaram apenas 19 exames para Castilho atingir a meta estipulada de 1.200 atendimentos às mulheres com idades entre 40 e 69 anos que ainda não haviam feito o exame de mamografia em 2018. “Cumprimos 98,4% da meta para este ano e estamos muito felizes com isso. Este é um dos melhores resultados da campanha nos últimos anos”, comemora a enfermeira Adriana Rossini.
Mas chegar a estes números não foi tarefa fácil. A Secretária de Saúde, Janini Nascimento iniciou a divulgação da campanha dois meses antes dela começar no dia 31 de agosto. Mesmo assim, até esta data, 105 vagas ainda não haviam sido preenchidas. No decorrer da campanha que se encerrou às 13h desta sexta-feira (14), a média diária de ausência às consultas agendadas ficou em torno de 15 abstenções. Para evitar o risco de não atingir a meta e perder o retorno da Carreta em 2020, os profissionais de Saúde envolvidos no processo ligaram para as pacientes reagendando os exames, enquanto a Secretaria de Saúde reforçava os apelos para que a população comparecesse ao CIS para fazer os exames. Redes sociais, propaganda volante, sites e jornais foram utilizados neste processo.
Apesar de toda esta mobilização, apenas 2/3 do público-alvo da campanha havia realizado os exames até a tarde desta quarta-feira (12), como divulgado por nossa reportagem. “Faz parte da cultura do brasileiro deixar as coisas para a última hora, mas tivemos medo de não alcançar a meta pactuada. Felizmente nossos apelos foram ouvidos e por muitíssimo pouco não atingimos a totalidade dos exames esperados”, afirmou Janini, aliviada.
“O resultado positivo é fruto do trabalho de toda a equipe de Saúde, que envolve não apenas as enfermeiras que acompanham a Carreta do Hospital do Amor, como também as enfermeiras do Município, os Agentes Comunitários e demais membros da equipe técnica, que se desdobraram para agendar, reagendar e localizar as mulheres que ainda não haviam realizado o exame”, reconhece Adriana.
O alcance da meta assegura o retorno da Carreta no ano de 2020 (a campanha ocorre a cada dois anos em virtude da grande quantidade de municípios atendidos pelo Hospital do Amor, disponibilidade de Carretas e dias necessários para que as metas sejam atingidas).
Chama no Whats