Elevados investimentos realizados pela Prefeitura da Estância Turística de Ilha Solteira através de empresas especializadas na análise de riscos oferecidos por gases potencialmente explosivos, resultaram em relatórios que afastam a possibilidade de risco para construção de novas moradias no núcleo residencial “Morada do Sol”.
Segundo a Assessoria de Imprensa de Ilha Solteira, os laudos técnico-científicos apresentados pelo Município à CETESB, convenceram a Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo, de que a área não oferece riscos, resultando na aprovação para construção de mais 150 casas no local.
Com a devida aprovação, o prefeito Otávio Gomes (DEM) não perdeu tempo e já negocia com a Caixa Econômica Federal o início das obras e verifica o interesse de construtoras na edificação das casas. “Essas moradias já deveriam ter sido construídas. Mas as obras tiveram que ser paralisadas, devido a esse problema com o gás. Investimos muito dinheiro nas medições, para garantir que não haveria problema e que a população que ali mora e que irá morar, estaria em segurança. E conseguimos essa liberação. Agora, vamos trabalhar para que as inscrições dos interessados sejam abertas e as obras comecem o quanto antes”, disse.
A nova etapa de construções no “Morada do Sol” ainda não tem data prevista para início (depende do processo licitatório) e também não há previsão para a abertura de inscrições dos candidatos interessados nas futuras residências. O que se sabe até o momento é que a construção se dará através do programa “Minha Casa Minha Vida” e que caberá à Caixa a definição sobre a empresa escolhida.
ENTENDA O PROBLEMA – A construção de novas casas na região estava proibida porque a Secretaria da Habitação detectou gás metano na área do antigo lixão, mais em um ponto extremo, longe da área onde casas foram construídas e novas devem ser erguidas. Os estudos técnicos encomendados pela Prefeitura de Ilha Solteira atestam que a existência destes gases é de baixa quantidade, não é nociva e nem explosiva. Várias medições foram feitas pela Prefeitura, através de empresa especializada, abrindo caminho para a liberação.
PRAÇA – A Prefeitura também anunciou na semana passada a retomada na construção de uma praça neste mesmo bairro. A expectativa é que as obras, tocadas pela Requinte Engenharia Ltda., fiquem prontas em quatro meses.
A praça será o primeiro espaço de lazer do novo bairro e também deve beneficiar os moradores do Recanto das Águas.
Segundo a Assessoria de Imprensa ilhense, estão sendo investidos R$ 245 mil, repassados pelo Governo Federal, através de emenda feita pelo deputado federal Arlindo Chináglia (PT-SP).
Chama no Whats