A Câmara de Vereadores de Castilho já retomou os trabalhos legislativos deste ano de 2019. Na primeira sessão ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (04), os parlamentares aprovaram e encaminharam à prefeita Fátima Nascimento (DEM), nada menos do que 12 Requerimentos questionando assuntos diversos e outras 12 Indicações de melhorias que são do interesse geral dos munícipes. Nenhum Projeto de Lei foi discutido ou votado.
Dentre os questionamentos feitos pela Câmara à Prefeitura está o Requerimento de número 08/19, de autoria do presidente Sebastião Reis de Oliveira (“Tião Japonês”, DEM) que visa corrigir uma queixa apresentada ao vereador pelos pais dos alunos do Assentamento São Luiz.
De acordo com o relato feito pelos pais ao vereador Tião Japonês, a Secretaria Municipal de Educação mudou o itinerário do ônibus que transporta os alunos daquela localidade até as suas respectivas escolas. Com isso, os alunos precisam acordar mais cedo (por volta das 05h da madrugada), só retornando aos seus lares mais ou menos às 13h50 da tarde.
Segundo o presidente, o horário de retorno elevado se deve à espera imposta aos alunos mais novos em virtude desta mudança de itinerário, já que o ônibus precisa esperar os estudantes matriculados na Escola Estadual Armel Miranda.
“Com isso, principalmente os alunos de menor idade [a partir dos 04 anos, segundo os pais], chegam exaustos e famintos aos seus lares”, argumenta Tião. Além disso, o vereador menciona a dificuldade do transporte ocasionada pelas más condições das estradas rurais e o calor insuportável que os alunos enfrentam diariamente neste longo trajeto.
O objetivo de Tião é saber o motivo da mudança no itinerário e se a Prefeitura pode voltar atrás nesta decisão, retomando o itinerário do ano passado que, segundo os pais, era muito melhor que o atual.
Estas perguntas dos pais e da Câmara serão encaminhadas pela Prefeitura nos próximos 15 dias.
FOTO: Ilustração
Chama no Whats