ILHA SOLTEIRA – A Secretaria de Saúde da Estância Turística ilhense acaba de firmar uma parceria louvável com uma faculdade de veterinária sediada na cidade de Andradina. O objetivo é a realização de mutirões mensais para castração de cães e gatos. O primeiro destes deve acontecer já no início deste próximo mês de abril, no próprio Centro de Controle de Zoonoses do Município (CCZ).
“O Município já mantêm um programa gratuito de castração de animais. Mas a demanda é muito maior do que a capacidade de atendimento por parte da equipe do CCZ. Por este motivo, a fila de espera por uma cirurgia, por exemplo, já chega a outubro”, explica a Prefeitura e Ilha Solteira em Nota encaminhada à Imprensa.
As cirurgias serão feitas por alunos do curso de veterinária, que serão acompanhados por cinco professores. A expectativa é que, por mutirão, cerca de quarenta animais sejam castrados. “Inicialmente, vamos atender os animais mantidos nos abrigos da cidade. Depois, vamos abrir para a comunidade em geral”, disse a secretária municipal de Saúde, Eliana Covre.
Para o mutirão, a Prefeitura está investindo na compra de novos equipamentos para o centro cirúrgico que existe no CCZ. Estão sendo adquiridas, por exemplo, cinco mesas cirúrgicas.
Outro ponto importante destacado pela Secretaria de Saúde do Município é que estes mutirões não interromperão o atendimento que é feito normalmente pelo CCZ. “As cirurgias continuam sendo agendadas normalmente no local”, assegurou Eliana Covre.
Chama no Whats