Pereira Barreto começa a elaborar os planos Diretor e de Mobilidade Urbana
- 29 de março de 2019
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em Habitação e InfraestruturaPereira Barreto
- 0
Primeiro encontro reuniu o Prefeito Joãozinho junto ao seu secretariado e o representante da empresa responsável por elaborar os planos
PEREIRA BARRETO – Uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira (25) entre o prefeito João de Altayr Domingues (o Joãozinho, do PR), seus secretários, assessores, diretores e chefes de setor, marcou o início da elaboração do Plano Diretor Municipal e do Plano de Mobilidade Urbana da Estância Turística de Pereira Barreto.
Para orientar os trabalhos, a Prefeitura do Município contratou os serviços do engenheiro Raphael Machado, da empresa VM Engenharia de Recursos Hídricos Ltda., responsável pela elaboração dos planos.
O encontro foi realizado na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”, iniciando as discussões sobre “o que é” e “como se faz” um plano diretor e um plano de mobilidade urbana. Como afetam diretamente o cotidiano da população, será a própria comunidade pereira-barretense que fornecerá os elementos que darão forma e estrutura a estes planos que, uma vez finalizados, subsidiarão e embasarão as diretrizes do Município rumo ao futuro.
“A Prefeitura tem sido cobrada para que se proceda à elaboração destes planos desde há muito tempo. Felizmente, avançamos e a nossa Administração teve a coragem de licitar os dois planos de uma só vez. São ações que não vão aparecer como grande realização, mas são instrumentos que a gente precisa para gerir com mais segurança e mais precisão os destinos do Município e que irão servir não só para esta Administração, mas para os futuros prefeitos e gestores municipais que darão continuidade ao nosso trabalho. Assim, espero a colaboração de todos para que estes dois instrumentos alcancem seus objetivos servindo de norte para o futuro de Pereira Barreto”, destacou o Prefeito Joãozinho durante este primeiro encontro.
O QUE SÃO ESTES INSTRUMENTOS – No Plano Diretor Municipal, há vários instrumentos que, de uma forma ou de outra, remetem ao planejamento de uma cidade. O plano diretor é feito a partir de um diagnóstico científico da realidade física, social, econômica, política e administrativa da cidade, do município e de sua região, e deve apresentar um conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento socioeconômico e futura organização espacial dos usos do solo urbano, das redes de infraestrutura e de elementos fundamentais da estrutura urbana, para a cidade e para o município, propostas estas definidas para curto, médio e longo prazos, e aprovadas por lei municipal. O plano diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. É ele quem deve promover o diálogo entre os aspectos físico-territoriais e os objetivos sociais, econômicos e ambientais que temos para a cidade.
Já o Plano de Mobilidade é o instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana que objetiva integrar o planejamento urbano, transporte e trânsito, observando os princípios de inclusão social e da sustentabilidade ambiental. Sua prioridade é o transporte coletivo e não motorizado na matriz de deslocamentos da população, objetivando a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade de pessoas e cargas no território do município.