CASTILHO – Pela primeira vez em Castilho será realizada uma ação que desperte nas pessoas maior conscientização sobre o autismo. Há 11 anos (2008), a ONU – Organização das Nações Unidas, motiva as cidades a chamarem atenção da mídia e da sociedade para a causa. A própria entidade internacional definiu o dia 02 de abril como um marco para celebrar essa data.
Em muitas cidades brasileiras, haverá eventos pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo (no original, em inglês: World Autism Awareness Day). Em Castilho, o ato é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde que mobilizou outros setores da Administração para encampar a caminhada. Também farão parte as secretarias de Educação e Assistência Social.
A concentração será no CIS (Centro Integrado de Saúde), de onde sairão os participantes em caminhada pelas principais ruas de Castilho, finalizando o trajeto na Praça da Matriz. No local haverá brinquedos infláveis disponíveis para as crianças brincarem gratuitamente. Esses brinquedos foram disponibilizados por meio de parceira com a empresa Águas de Castilho que também foi mobilizada pela causa.
A cada ano, a ONU escolhe um tema para esta caminhada. Em 2019 o tema definido foi “Tecnologias assistivas, participação ativa”. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Janini Nascimento, o evento terá três horas de duração e deve encerrar às 12h.
AGITA CASTILHO – Juntamente com a 1ª Caminhada de Conscientização ao Autista, também será promovido o “Agita Castilho”. Esta é outra ação da Saúde que anualmente motiva as pessoas a dedicarem, pelo menos, 15 minutos de seu dia para a prática de alguma atividade física. As responsáveis pelo Agita Castilho no município são a enfermeira Nide Zahr e a Agente de IEC, Samantha Del Negro.
“O dia oficial do ‘Agita’ é 6 de abril, mas para diminuirmos gastos, faremos os dois eventos no mesmo dia por serem próximos e atingirem o mesmo público”, explicou Janini.
Conforme a programação, a caminhada inicia às 9h. Assim que o grupo chegar à Praça da Matriz, haverá meia hora de aula dançante com a professora Denizy Barsante, do Departamento Municipal de Cultura. Em seguida serão liberados os brinquedos para as crianças que participaram do ato.
Devem participar da caminhada equipe do NASF, Eacs Castilho, ESF, Projeto Renascer e escolas da Rede Municipal de Ensino.
Chama no Whats