Os pequeninos da Escola Municipal de Educação Infantil “Professora Rosemira Ferreira”, no bairro Laranjeiras, deixaram a rotina de suas atividades diárias nesta última sexta-feira (29), para aprender uma importante lição: os cuidados necessários com a higiene para combater os riscos da parasitose na infância.
O Programa Saúde na Escola é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, cujo objetivo principal é difundir conhecimentos entre os baixinhos para a prevenção de doenças. Durante todo o ano, dezenas de ações educativas semelhantes a esta são realizadas em todas as unidades da rede municipal de ensino urbana e rural.
Os trabalhos na EMEI Rosemira foram conduzidos tanto no período da manhã quanto à tarde pela Equipe ESF Laranjeiras, composta pela médica dra. Beatriz Martiniano, as Enfermeiras Luceli Albuquerque e Daiane Nascimento e também os Agentes Comunitários de Saúde, além da parceria com a Farmacêutica Valéria Nascimento.
Mas antes mesmo de mobilizar as crianças em seu ambiente escolar, foram enviados bilhetes solicitando autorização dos pais para administração de uma dose única do vermífugo “Albendazol”. “Houve uma ótima adesão tanto por parte dos pais quanto por parte das crianças”, relatou Luceli Albuquerque em entrevista ao JORNAL PORTAL DE NOTÍCIAS.
Com a devida autorização em mãos, além da administração da medicação realizada pela dra. Beatriz, a ação educativa envolveu as crianças nas orientações transmitidas dentro e fora das salas de aula, incluindo recursos como a apresentação de vídeos educativos sobre lavagens das mãos e sua importância, além de uma “aulinha prática” sobre isso com a lavagem supervisionada pelos Agentes Comunitários de Saúde.
Foi somente após a lavagens das mãos, que a dra. Beatriz realizou a administração da medicação. Para finalizar as atividades, cada criança também recebeu uma lembrancinha com figuras ilustrativas sobre higiene para colorir.
“Ficamos satisfeitos com o resultado alcançado. Houve uma ótima adesão e conseguimos atingir os objetivos, pois um grande número de crianças recebeu a medicação e isso ajuda no desenvolvimento delas, interrompendo o ciclo de transmissão”, avaliou a dra. Beatriz Martiniano, Médica da ESF Laranjeiras.
Em Nota enviada à nossa reportagem, toda a equipe agradeceu à Escola pela parceria e também aos pais pela confiança no trabalho contínuo realizado por eles junto à unidade de ensino.
Chama no Whats