De acordo com os números mais recentes disponibilizados pela Fundação SEADE, o município de Nova Independência possui atualmente cerca de 3.668 moradores espalhados entre as áreas rural e urbana. Em 2016, a produção agropecuária era responsável por cerca de 20% de toda a movimentação financeira registrada no município, reforçando a importância do homem do campo na economia diária deste município que vêm crescendo significativamente no cenário regional.
Ciente da importância dos produtores rurais para o município, o Presidente da Câmara de Nova Independência, vereador “Pipa” Carmona (PSDB), encaminhou à prefeita Thauana Duarte (PSDB) um pedido especial para saber se existe a possibilidade do Governo do Município doar calcário para os pequenos produtores rurais independentinos.
O calcário é utilizado para aumentar a produtividade do solo, corrigindo sua acidez e quantidade de alumínio, que são tóxicos para plantas e reduzem significativamente a produção agrícola. “O processo conhecido como calagem, quando bem feito, pode fazer grande diferença na produtividade final. Numa plantação de milho, por exemplo, a correção adequada do solo pode aumentar em até 50% a produtividade geral da safra”, argumentou Pipa em entrevista ao JORNAL PORTAL DE NOTÍCIAS.
Além de reduzir a acidez do solo, a calagem aumenta o pH do solo e fornece cálcio e magnésio para as plantas, o que acaba beneficiando também a pecuária, fornecendo alimento mais nutritivo para os animais.
A proposta de Pipa já se encontra sob análise da equipe técnica de Thauana. Se for considerada viável e dentro das previsões orçamentárias do Município, poderá ser transformada em Lei, beneficiando centenas de pequenos produtores.
Chama no Whats