Em Castilho, Saúde é prioridade, tanto na cidade quanto no campo!
- 27 de janeiro de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoDestaquesSaude e Bem Estar
- 0
Desde que assumiu o Governo em Castilho, a prefeita Fátima Nascimento vem desenvolvendo um grande, importante e inteligente trabalho em busca de maior e melhor qualidade de vida para todas as famílias, sejam elas residentes na cidade ou na zona rural.
No campo da Saúde Pública, por exemplo, uma das benfeitorias mais recentes foi a inauguração realizada na manhã do último dia 14 de dezembro, no Projeto Jupiá, da primeira UBS (Unidade Básica de Saúde) de um assentamento rural do município. Denominada UBS “Genercina Sakakibara”, a unidade que homenageia uma moradora daquele bairro atenderá outras quatro comunidades: Fazendinha, Balneário Urubupungá, Aeroporto e Timboré, além das fazendas e pequenas propriedades ao redor. Esta é a segunda UBS inaugurada por Fátima desde o início de seu governo, e a terceira que ela coloca à disposição da população, já que exatamente um ano atrás, ela determinou uma reformulação nas equipes que resultou na criação da UBS Alvorada, dedicada ao atendimento das comunidades em seu entorno.
Também não faz muito tempo que Fátima determinou uma ampliação significativa no horário de atendimento de médicos e dentistas que agora atendem a população até as 21h, permitindo que os trabalhadores também possam usufruir de tratamento de qualidade e totalmente gratuito, além da possibilidade de retirar seus remédios na Farmácia Municipal após o horário de expediente normal.
Quase simultaneamente, a Secretaria Municipal de Saúde anunciava a assinatura de um valioso convênio com a Santa Casa de Andradina para atender os castilhenses na realização de exames e consultas com especialistas, utilizando toda a infraestrutura de um dos maiores hospitais da região. Aqueles que dependem destes serviços ficaram ainda mais surpresos quando Fátima anunciou na semana passada um acordo histórico com o Hospital e Maternidade “José Fortuna”, que a partir de agora receberá cerca de R$ 5 milhões anualmente para ampliar o atendimento aos castilhenses, ativar o Centro Cirúrgico e, muito em breve, possibilitar que os filhos de Castilho voltem a nascer em sua própria cidade.
Se a sua memória é boa, vai se lembrar que meses antes do aniversário de Castilho na ano passado, Fátima anunciou uma completa reformulação do Park Aquático Municipal (Piscina Pública), com objetivo de transformá-lo no PAABS – Polo de Apoio à Atenção Básica de Saúde. Considerado um dos projetos sociais mais ousados dos últimos anos, a estrutura foi totalmente reformulada, as piscinas foram reativadas após anos de esquecimento, e a área passou a ser comandada numa parceria que envolve as Secretarias de Saúde e Assistência Social, concentrando várias atividades físicas que visam o bem estar e lazer da população, incluindo a reabertura das piscinas para os cidadãos nos finais de semana.
Também em outubro do ano passado, a Prefeitura anunciou a retomada nas construções das UBSs Laranjeiras, São Luiz e Jupiá, sendo que esta última já está em pleno funcionamento. As três obras estavam paralisadas desde 2016.
Ao longo dos três primeiros anos de seu Governo, Fátima anunciou várias compras de veículos para melhorar o transporte de pacientes que deixam Castilho em busca de tratamento especializado em grandes centros de referência como Jales, Fernandópolis, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos e até mesmo na capital paulista. Tais compras também contribuíram para dinamizar o socorro prestado aos necessitados tanto na área urbana quanto na rural.
A Saúde de Castilho também está presente nas escolas. Equipes de Agentes Comunitários de Saúde nos quatro cantos deste imenso território municipal desenvolvem durante todo o ano várias atividades para orientar as crianças (e consequentemente seus pais) sobre cuidados com criadouros da dengue, higiene pessoal, escovação correta dos dentes e vários outros assuntos pertinentes que tanto as visitas aos lares quanto o olhar atento dos professores e demais servidores da Educação, revelam ser importantes para o aprendizado dos pequenos. Palestras, mini-cursos, reuniões e outras atividades semelhantes também são desenvolvidas por todas as equipes de Eacs em funcionamento no município, atingindo toda a população.
E por falar em olhar atento, durante uma de suas conversas com os professores da rede municipal de ensino, Fátima ouviu que alguns alunos estavam com um leve problema de visão, principalmente os da área rural. De imediato, a prefeita determinou que todos fossem encaminhados a um médico especialista (oftalmologista/oculista). Depois os alunos da zona rural que precisavam de óculos tiveram o prazer de escolher o tipo de armação. Em poucos dias, todos receberam os novos óculos de grau, o que trouxe felicidade e qualidade de vida para todos esses alunos.
Outra característica peculiar no Governo Municipal é a preocupação com outros fatores externos que possam comprometer a qualidade do atendimento médico prestado à população. Neste aspecto, Fátima mantém os olhos sempre abertos para a necessidade de manter as estradas e pontes da área rural sempre em bom estado de conservação.
“Não podemos correr o risco de um paciente deixar de ser socorrido porque uma ambulância não conseguiu chegar em tempo ao seu lar. Por isso, a Secretaria de Obras e Vias Públicas mantém uma linha de contato direto com a Saúde para ser alertada quanto a algum problema no trânsito relatado pelos motoristas e também pelos cidadãos”, pondera a prefeita.
Grande parte desta e de outras observações e ajustes determinadas por Fátima nos dois últimos anos resultaram de um outro projeto ainda muito mais abrangente, que envolve todos os setores da Administração visando melhorias para os cidadãos: o “PREFEITA NO CAMPO” e o “PREFEITA NA CIDADE”.
Enfim, este é apenas um breve resumo das principais melhorias promovidas na área de Saúde nos últimos 12 meses. Mas o retrospecto geral é muito mais amplo, colocando Castilho entre as cidades com melhores condições de Saúde Pública de toda a região.