Prefeitura de Suzanápolis também realiza serviço gratuito de castração em cães e gatos
- 13 de março de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CuriosidadesSaude e Bem EstarSuzanápolis
- 0
A Prefeitura Municipal de Suzanápolis também aderiu ao Programa de Castração de animais criado pelos municípios associados ao Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste do Estado de São Paulo (CIENSP).
Realizado em parceria com a Fundação Educacional de Andradina (FEA) e coordenado pela Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária do município, Suzanápolis já está realizando a castração gratuita de cães e gatos de rua e em situação de vulnerabilidade.
De acordo com a Assessoria de Comunicação e Imprensa do município, no total serão 10 animais/mês que serão atendidos por alunos do curso de veterinária, acompanhados por seus professores.
Estima-se que 75% da população de cães no mundo estejam nas ruas e a única maneira eficaz de alterar esta situação é a castração dos mesmos.
O Projeto da Prefeitura tem o intuito de diminuir e controlar o aumento da população de cães e gatos que estão sendo abandonados nas ruas da cidade.
O prefeito Valter Crusca Lourenço (MDB), classifica a ação como um marco em Suzanápolis e destaca a importância deste projeto que, em breve, serão estendidos para os animais em geral.
“Inicialmente, começamos pelos animais de ruas, principalmente com as fêmeas, no objetivo de realizar o controle da população desses animais. Depois, faremos com os cães da comunidade suzanapolense, por meio da conquista de recursos”, destaca Valter.
CONTROLE POPULACIONAL
Segundo dados da Vigilância Sanitária do Município, cerca de 60 animais vivem nas ruas da cidade. A Prefeitura pede ajuda da população, e promove campanhas de conscientização junto à comunidade sobre a guarda responsável e disponibiliza para adoção, de segunda à sexta-feira, animais abandonados e que já estão sendo castrados.
Vale ressaltar que a Prefeitura está abrigando esses animais em um local seguro, dando todo suporte como ração e medicamentos para serem disponibilizados para adoção.
Ricardo Cesar Toloni Marchiori, médico Veterinário e um dos idealizadores do Projeto, destaca:
“É importante frisar que o animal retorna em melhores condições, castrado, vacinado e com controle de parasitas. Essa rotatividade permite que outros animais tenham a oportunidade de passar pelos mesmos cuidados e que o controle populacional funcione. É importante destacar que esses animais precisam de um lar e que a população pode ajudar, adotando e cuidando deles com responsabilidade”.
BENEFÍCIOS
Os benefícios da castração para o macho é evitar fugas, tumores nos testículos, demarcação territorial, e a agressividade aumentada devido à excitação sexual. O último foi realizado na manhã de sábado, onde setenta animais foram atendidos.
Já para as fêmeas a castração é indicada, pois evita tumores mamários e infecção grave no útero (Piometra), evita gravidez psicológica e suas consequências como depressão e infecção das glândulas mamárias, evita o cio, gravidez e o aumento populacional de animais.