Com o objetivo de evitar alardes, pânico e a propagação de fake news, a Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Pereira Barreto emitiu agora à pouco (13h20 de 07 de abril) uma Nota de Esclarecimento para explicar o quadro clínico geral de uma paciente de 72 anos, que faleceu neste final de semana, após ter sido transferida para a UTI do Hospital Regional de Ilha Solteira. Confira a íntegra do comunicado:
“Na última sexta-feira, dia 03 de abril, uma paciente de 72 anos deu entrada na Santa Casa de Pereira Barreto com hipótese diagnóstica de edema agudo de pulmão devido à cardiopatia. Seguindo protocolo do Ministério da Saúde, os profissionais coletaram amostra para Coronavírus. Essa paciente foi transferida para a UTI do Hospital Regional de Ilha Solteira, onde veio a óbito.
Importante ressaltar que, apesar de notificada como SUSPEITA, a paciente apresentava um quadro de Edema Agudo de Pulmão, por descompensação cardíaca, sendo esta a provável causa de sua morte. A paciente apresentava, ainda, outras comorbidades.
A Secretaria Municipal de Saúde pede a compreensão da população quanto à morosidade dos resultados, e esclarece ainda que todas as amostras são encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, que neste momento recebe amostras de todo o Estado de São Paulo, com cerca de 14 mil exames na fila de espera, devido a uma demanda diária de 1.200 exames que chegam ao instituto.
Vale ressaltar que TODOS os pacientes que apresentarem situações de problemas respiratórios, serão submetidos ao exame Coronavírus. A medida é realizada em cumprimento ao protocolo emitido pelo Ministério da Saúde.”
Chama no Whats