Após a prefeita andradinense Tamiko Inoue voltar atrás em sua decisão de permitir a abertura consciente do comércio, foi a vez da prefeita castilhense Fátima Nascimento anunciar que seguirá as orientações do governador João Doria, mantendo as medidas de isolamento social por mais 15 dias.
Sendo assim, todas atividades comerciais não consideradas essenciais em Castilho, tal como o expediente nas repartições públicas municipais, ficarão suspensas até o dia 22 de abril.
O novo decreto, que traz a numeração 6.137/20, está sendo publicado hoje (quarta-feira, 08), em Diário Oficial. Em conjunto com o Comitê de Enfrentamento e Combate ao COVID-19, Fátima Nascimento também decretou estado de calamidade pública no município pelo prazo de 180 dias. O documento será encaminhado à Assembleia Legislativa para que os deputados possam homologar o decreto conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.
MUDANÇAS – Ontem à tarde (terça-feira, 07), o Comitê se reuniu com membros da Vigilância Sanitária e do Código de Posturas para analisarem, em conjunto, as alterações do novo documento. Entre as categorias que agora poderão atender estão salões de beleza, salões de cabeleireiro, esmalterias, clínicas de estética e afins, desde que o atendimento seja individualizado e com horário marcado. Também estão liberados o setor hoteleiro, pousadas e ranchos, desde que proprietários e responsáveis hierárquicos atentem aos possíveis sintomas gripais dos turistas e hóspedes.
Outras categorias que já estavam liberadas, mas não constavam no decreto foram oficialmente listadas. É o caso das oficinas mecânicas, lojas de auto-peças, lojas de materiais de construção, feiras livres realizadas costumeiramente às quartas e domingos, mas sem aglomeração e consumo no local, e também restaurantes às margens da Rodovia para servir refeição aos profissionais das áreas de logísticas, tais como motoristas de transportes e cargas.
FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS – As repartições continuarão sem atendimento ao público, mas os setores essenciais permanecerão em funcionamento interno. Na área da Saúde, todos servidores que estavam afastados foram convocados a retornarem aos seus postos, inclusive os de 60 anos ou mais, e os portadores de doenças crônicas. Eles serão designados para atuarem em áreas administrativas da Saúde.
Chama no Whats