EXCLUSIVO: “Odair do Caminhão” assumirá cadeira de Juliano na Câmara
- 18 de abril de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoDestaquesLegislaçãoPolítica
- 0
Numa entrevista exclusiva concedida ao JPN – JORNAL PORTAL DE NOTÍCIAS no final da tarde desta sexta-feira (17), o presidente da Câmara de Vereadores, Sebastião Reis de Oliveira, confirmou que o caminhoneiro Odair de Oliveira Souza, do DEM, ocupará a cadeira legislativa deixada pelo saudoso Juliano Farias Viscovini (MDB).
Antes de confirmar quem ocupará a vaga, Tião Japonês questionou a Justiça Eleitoral para ter certeza sobre a titularidade antes de convocar o sucessor da cadeira. Segundo o presidente, a resposta oficial só chegou na tarde desta sexta-feira.
POSSE
Tião Japonês também informou que Odair ainda não foi convocado ‘oficialmente’ pela Câmara. A convocação ocorrerá somente após o cumprimento das formalidades regimentais. Da mesma forma, ainda não foi definida data da posse, o que só acontecerá após serem cumpridas todas as exigências legais.
Questionado sobre a existência ou não de uma solenidade para marcar a posse, Tião antecipou:
“A posse, quando ocorrer, obedecerá as recomendações do Ministério da Saúde, respeitando as medidas de isolamento social”, afirmou.
Portanto, a menos que o isolamento seja interrompido, é bastante provável que a posse ocorra com número bastante limitado de pessoas (prioridade para familiares e demais vereadores), mas com a possibilidade de transmissão da cerimônia ao vivo pela internet.
http://www.lafavoritapizzas.com.br//
RETROSPECTIVA
O saudoso Juliano foi eleito para o seu 1º mandato na eleição de 2016, representando o MDB e contabilizando 249 votos nas urnas, sagrando-se o 10º mais votado na corrida eleitoral.
No mesmo pleito, “Odair do Caminhão”, do Democratas, obteve 124 votos e ficou com a 26ª posição na preferência do eleitorado.
Mas esta não foi a primeira vez que Odair de Oliveira Souza concorreu ao cargo de vereador. Em 2012, pouco após seu pai – o também Democrata Jailton Pereira de Souza, ter se afastado do cenário político municipal por motivos de saúde logo após encerrar o segundo mandato consecutivo, o jovem aproveitou para pleitear o cargo.
Representando o PSL na ocasião (2012), ele contabilizou apenas 67 votos, o equivalente a 1% de todos os votos válidos para vereador na eleição daquele ano. Nestas duas ocasiões, ele ficou como suplente dos eleitos.
CONHEÇA O NOVO PARLAMENTAR
Com 44 anos completos no último dia 03 de março, Odair de Oliveira Souza é formado em eletrônica e eletrotécnica, além de vários outros cursos. Filho do ex-vereador Jailton Pereira de Souza, é casado a 14 anos com a Agente de Vetor, Débora Rodrigues, com a qual tem a filha Maisa Rodrigues Souza, de 11 anos, além do primogênito Leonardo Passarine Zhar, de 24 anos, fruto de seu primeiro casamento. Além deles, é padrasto do jovem Vinicius Rodrigues Garcia, de 20 anos, filho do primeiro casamento de Débora. Desde outubro de 2016, é colaborador da multinacional Eldorado Brasil, em Três Lagoas-MS, onde desempenha a função de eletricista de autos.
Conforme já antecipamos, Odair concorreu à vereança duas vezes, sendo declarado suplente em ambas.
Agora, prestes a assumir o cargo de vereador pela primeira vez, ele concedeu uma breve entrevista ao JPN para falar sobre suas expectativas. Confira:
JPN – Como você recebeu a notícia de que assumirá a vaga no Legislativo?
ODAIR – “Recebi a notícia através de uma ligação. Apesar de ser um sonho, pois sempre almejei ser vereador no município, jamais gostaria que fosse dessa forma”, disse ele, lamentando o falecimento do ex-vereador, Juliano.
JPN – Quais são as suas expectativas para esses oito meses vindouros de mandato e quais serão as suas prioridades no exercício do cargo?
ODAIR – “Expectativa muito positiva para o mandato apesar do pouco prazo de legislatura. Tenho que verificar juntamente com a Casa, os projetos em andamento. Minha prioridade é desempenhar meu papel principal, ou seja, fiscalizar e legislar buscando o melhor possível para bem representar a população, fazendo um trabalho próximo da comunidade. Pretendo ser um vereador propositivo e atuante!”
JPN – Pretende manter a tradição política da família, se candidatando novamente neste ano de 2020?
ODAIR – “É claro que sim. Praticamente todos os dias encontro algum ex-eleitor de meu pai [Jailton] que sempre se queixa da ausência dele no Legislativo e me incentiva a batalhar pela vaga. São assentados, servidores públicos municipais, professores, comerciantes, enfim, uma classe variada de pessoas que acompanhou o desempenho do meu pai e espera o mesmo de mim.”
JPN – Por fim, que recado você gostaria de dar aos cidadãos castilhenses que estão curiosos sobre sua atuação como vereador?
ODAIR – “Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus, aos meus familiares, amigos e eleitores pela confiança em mim depositada e por acreditar em meu trabalho. Enfim, agradeço a todos que me apoiaram e me incentivam. Podem ter a absoluta certeza que darei o melhor de mim enquanto vereador”.