Castilho retoma as aulas da rede municipal amanhã, mas de forma ‘remota’
- 4 de maio de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em AcessibilidadeCastilhoDestaquesEducaçãoInformática e Tecnologia
- 1
A Prefeitura de Castilho anunciou a poucos minutos a retomada das aulas na rede municipal de ensino, porém, sem a presença das crianças dentro das salas de aula. Como isso é possível?
Na verdade, é bastante simples e apenas reforça uma prática que a grande maioria dos professores já estava fazendo desde o início do período de isolamento social, no final de março: as aulas são remotas!
Como assim? Esta resposta é igualmente simples. A partir de amanhã, dia 05 de maio, os pais ou responsáveis pelos alunos matriculados na rede municipal de ensino, deverão se dirigir à Secretaria da escola e retirar todo o material pedagógico impresso para que os filhos possam estudar em casa.
Como as crianças tirarão suas dúvidas sobre o conteúdo? Para continuar ensinando os pequenos, os professores continuarão trabalhando durante o período normal de aula, só que desta vez, dentro de suas casas, orientando as crianças e seus pais através do WhatsApp.
O número de telefone será fornecido aos pais e responsáveis pela própria secretaria da Escola e serve apenas para esclarecer as dúvidas. Portanto, nada de bate-papo neste número sobre outros assuntos sem qualquer relação com as matérias estudadas.
Qualquer outra dúvida que os pais ou responsáveis tiverem sobre a Educação de seus filhos, devem entrar em contato (preferencialmente telefônico ou nas respectivas páginas das escolas nas redes sociais) com a secretaria da escola ou com a Secretaria Municipal de Educação (no CIEC, 3741-1729).
Logo após a suspensão das aulas, as escolas municipais começaram a disponibilizar material de estudo para os pequenos continuarem o aprendizado em casa, utilizando a internet. Agora, além deste mecanismo, o material impresso e o serviço de tira-dúvidas online pelo WhatsApp complementam a estratégia da Secretaria Municipal de Educação.
DICAS ÚTEIS – Se seu(ua) pequeno(a) não está acostumado a estudarem casa e você está enfrentando algumas dificuldades para mantê-lo na frente do material de estudo, então estas dicas podem ser bastante úteis pra você ‘driblar’ a resistência deles sem tornar as atividades desconfortáveis: https://leiturinha.com.br/blog/dicas-para-criancas-que-nao-gostam-de-estudar/.
Além deste link, centenas de outros sites na internet disponibilizam dicas criativas e também material que pode reforçar o aprendizado doméstico durante o período de isolamento social. Basta consultar o Google pra encontrar a opção mais adequada ao seu caso. Outra sugestão é perguntar na própria escola do seu filho, já que elas também tem divulgado links bastante interessante para contornar este pequeno problema.
RECOMENDAÇÕES – No comunicado lançado agora a pouco pelas redes sociais, a prefeita Fátima Nascimento parabeniza a Secretaria de Educação e os professores do município pelos esforços realizados até agora, e incentiva os pais e responsáveis a manter um ritmo diário de estudo com as crianças dentro de casa.
Além disso, recomenda que os adultos que forem retirar os materiais didáticos nas escolas a partir de amanhã (05), se encontrarem filas, mantenham a distância mínima de 1,5 dos demais que estão na espera.
Outra recomendação é que os pais mantenham com os filhos os cuidados com a higiene pessoal, orientando eles a lavar as mãos antes e após o manuseio do material de estudo.