A Prefeitura do município de Castilho iniciou neste primeiro domingo de maio (03) mais uma importante estratégia para conter o avanço dos riscos de contaminação pelo COVID-19, incentivando o descarte correto dos materiais de proteção individual.
A campanha é encabeçada pelo setor de Meio Ambiente do Governo castilhense, que coordena a equipe de Catadores de Materiais Recicláveis do município. De acordo com o engenheiro Fabiano Augusto Teno, a grande maioria das pessoas não sabem onde descartar as luvas e máscaras utilizadas para se prevenir contra o coronavírus e outras doenças respiratórias altamente contagiosas.
Por falta de informação, este material tem sido jogado pelos moradores juntamente com o material reciclável recolhido pelos Catadores.
“Os Catadores de Materiais Recicláveis de Castilho tem um pedido para toda a população: Não descartem luvas, máscaras, e/ou outros EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] juntamente com os materiais recicláveis! Coloquem dentro de um saquinho bem fechado, e descartem no lixo domiciliar”, destaca a campanha deflagrada neste final de semana pelas redes sociais.
A campanha também orienta os castilhenses a não dispensarem estes itens nas vias públicas e lixeiras, já que eles são focos de contaminação:
“Se este material é jogado nas calçadas, ruas e sarjetas, reduz sensivelmente a eficiência de todo o processo de descontaminação das principais vias públicas que a Prefeitura tem realizado regularmente com o apoio da Viralcool e Águas Castilho. Precisamos ter a consciência de jogar estes itens no lugar e da forma correta. Isso vale também para os descartes feitos incorretamente nas lixeiras públicas espalhadas pela cidade, que o cidadão NÃO deve fazer”, orienta Fabiano.
A divulgação realizada nas redes sociais pede aos internautas que compartilhem a informação com os seus contatos pessoais, colaborando com o trabalho dos Catadores de Recicláveis, também listados na linha de frente dessa batalha.
Chama no Whats