A Câmara Municipal de Andradina inicia na noite de hoje (04) a discussão de uma proposta de Lei apresentada na segunda quinzena de fevereiro pelo vereador Rodarte Silva dos Anjos.
A ideia contida nesta nova iniciativa Legislativa foi divulgada em primeira mão pela nossa reportagem no início deste ano (http://jornalportaldenoticias.com.br/2020/02/21/rodarte-cria-projeto-de-acompanhamento-medico-nas-creches-de-andradina/).
De acordo com o texto da Lei, tanto as creches da rede municipal de ensino de Andradina, quanto as demais instituições conveniadas ao poder público municipal para atendimento desta clientela escolar específica, passariam a oferecer um Programa de Atendimento Médico Preventivo contra as doenças infantis.
O projeto apresentado por Rodarte já obteve a aprovação das Comissões Internas da Câmara e segue para o plenário com grandes chances de ser aprovado ainda hoje, o que possibilitaria ao Governo de Andradina colocá-lo em prática ainda neste primeiro semestre, caso as aulas retornem à normalidade. Na hipótese mais longínqua, ele passaria a funcionar dentro de 60 dias, quando a Prefeitura já teria organizado este novo programa.
VANTAGENS – Uma das vantagens desta iniciativa do parlamentar é que a Prefeitura de Andradina não precisará desembolsar dinheiro com a contratação de novos profissionais de Saúde para executar o Programa. De acordo com a proposta de Rodarte, a equipe composta por Pediatra, enfermeiro e um técnico em enfermagem já pertencentes ao quadro funcional da Prefeitura deverá realizar o trabalho preventivo acompanhando a evolução do peso e altura das crianças, atualizando vacinas e orientando tanto professores quanto os pais sobre os cuidados necessários para evitar doenças comuns para a idade.
Em outras palavras, o funcionamento deste programa depende exclusivamente de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, e não envolve outros recursos financeiros além dos já previstos no Orçamento deste ano.
Se aprovado pelo plenário, este acompanhamento sistemático da saúde das crianças nas creches acontecerá uma vez por mês, sempre em data previamente agendada.
MOTIVAÇÃO – Na Justificativa apresentada juntamente com a proposta de Lei, Rodarte argumenta que a grande maioria dos pais trabalham durante o dia, razão pela qual deixam seus filhos na creche. Portanto, esta rotina impossibilita que os pais levem seus filhos regularmente ao pediatra para acompanhar o crescimento saudável dos mesmos e prevenir doenças.
“Com este projeto, os pais ficarão mais tranquilos, sabendo que profissionais competentes estarão acompanhando os seus pequenos nas creches, ajudando a prevenir e combater doenças oportunistas assim que estas surjam, principalmente agora, com a chegada do frio, quando os resfriados e outros sintomas gripais se tornam mais comuns”, acrescentou Rodarte ao JPN – JORNAL PORTAL DE NOTÍCIAS.
Chama no Whats