Em reunião realizada nesta segunda-feira (10) na Secretaria Municipal de Educação, que contou com as presenças dos vereadores da Base de Governo, de representantes da Secretária de Educação e representante dos professores, o Prefeito Otávio Gomes anunciou o pagamento do Piso Salarial dos Professores em Junho, após o reajuste de 8% que será dado ao funcionalismo, em maio.
Prefeito e vereadores vinham se reunindo desde o final de março, na tentativa de encontrar uma alternativa para pagar o piso, já que esse reajuste não constava no orçamento deste ano e dependia de recursos. Além disso, a Prefeitura vinha trabalhando com um cenário de queda na arrecadação.
Apesar disso, desde o início já se desenhava o cenário do piso começar a ser pago a partir de junho. Em maio, todos os funcionários receberão uma reajuste de 8%, que ficará acima da inflação registrada nos últimos 12 meses. E, agora, ficou definido que, em junho, a Prefeitura dará a diferença para os professores, para que eles passem a receber o equivalente ao piso nacional.
Caso a categoria passe a ganhar o piso, o salário dos professores passaria de R$ 3.620,59 para R$ 4.420,55.
Esforço
Presente na reunião, o presidente da Câmara, vereador Luís Otávio Collus de Paula, disse que o prefeito Otávio Gomes, junto com apoio de sua equipe e dos vereadores da base, está fazendo ajustes no orçamento para que o piso possa ser pago. “Não era um reajuste que estava previsto no orçamento. Mas o prefeito, sensível à reivindicação, está fazendo os ajustes necessários para que ela possa ser pago”, disse o vereador.
Além de Otávio e Luís Otávio, estiveram presentes na reunião a secretária de Educação, Fernanda Momesso, os vereadores Alberto dos Santos Jr., o Beto, Dalmi Guedes Jr., Docílio José Correia Feitosa, o Cido, Jerfson Bueno, o Kanon, Ricardo Casagrande e Thereza Alves Rocha ,além de diretoras de todas as unidades educacionais e da representante das professoras, Raeth Vieira.