Ao longo de 2017, concessionária das usinas hidrelétricas realizou solturas para repovoamento da Bacia do Paraná
A CTG Brasil concluiu, nesta semana, o cronograma anual de soltura de peixes na Bacia do Paraná. Ao longo de 2017, a concessionária colocou um total de 2,14 milhões de peixes de espécies nativas, distribuídos nos reservatórios das hidrelétricas Jupiá e Ilha Solteira. Com mais 350 mil peixes soltos, as últimas ações do programa de manejo pesqueiro foram realizadas na segunda e quarta-feira.
Conforme o gerente de Meio Ambiente da CTG Brasil, Rogério Marchetto, a companhia atingiu a meta de repovoamento para 2017 nos reservatórios sob sua concessão. “Em todas as atividades utilizamos espécies nativas com capacidade de formar populações sustentáveis, e que também tenham valor econômico e cultural para as comunidades ribeirinhas. Nosso alvo é manter essa cota de 2,1 milhões de novos peixes por ano na Bacia do Paraná”, explica.
Na segunda-feira (18), a companhia fez a soltura de um lote de 150 mil peixes na área da Fazenda Esmeralda, contemplando o reservatório Ilha Solteira. Nesta ação foram 100 mil curimbatás, 45 mil piaparas e 5 mil piracanjubas. Já na quarta-feira (20), a iniciativa no rio Sucuruí colocou 200 mil curimbatás no reservatório Jupiá.
Além destas espécies, ao longo de 2017 a CTG Brasil também soltou milhares de peixes da espécie dourado, que atende a demanda da pesca profissional e amadora, e pacu-guaçu, importante para as comunidades da região.
Os peixes para abastecer o programa são produzidos na Estação de Aquicultura localizada em Salto Grande (SP), às margens do rio Paranapanema, onde a empresa também possui operações.
CTG Brasil
Criada em 2013, a CTG Brasil é uma subsidiária 100% controlada pela China Three Gorges Corporation. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,27 GW. Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
Chama no Whats