O presidente da Câmara Municipal de Castilho, vereador Ailton Pereira de Souza (PV), editou na última quarta (24) uma importante portaria acerca do funcionamento da Casa de Leis, O documento dispõe sobre a suspensão da presença do público nas sessões legislativas a partir daquela data, em função do crescente número de casos de Covid-19 no município. Para a tomada da medida, o parlamentar levou em conta a sobrecarga que a rede de saúde vem sofrendo pela alta de contaminações pelo novo coronavírus. De acordo com a última atualização do Boletim Epidemiológico da cidade, de 12 de fevereiro, o município já contava com 873 casos positivos e 15 óbitos registrados.
Apesar de que, do ponto de vista da democracia, a participação popular nas discussões públicas é imprescindível, a decisão é bastante acertada. Os vereadores entendem que, em nome do bem comum, é necessário evitar de todas as formas possíveis a disseminação do vírus, pois o que está em jogo é a saúde e a segurança da população. Nesse caso específico, está sendo preservada, sobretudo, a vida dos castilhenses servidores da Câmara Municipal.
Vale ressaltar que a medida é temporária e tem caráter excepcional. Para garantir o direito do povo de acompanhar as sessões legislativas mesmo sem que não presencialmente, as plenárias serão transmitidas ao vivo pelo canal da Câmara Municipal de Castilho no Youtube e pela rádio Castilho FM 87,9.
Chama no Whats