Como tema de aniversário Corporação falou sobre o “Combate a Incêndio em Residências”
O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo completou 141 anos ontem quarta-feira (10/03) e a Prefeitura Municipal tem apoiado os trabalhos realizados pela corporação na Estância Turística de Pereira Barreto. O tema de comemoração do aniversário da instituição foi o “Combate a Incêndio em Residências”.
Há cerca de 150 anos, quando se tinha um incêndio em alguma região, homens, mulheres e crianças ficavam em fila e, do poço mais próximo, iam os baldes passando de mão e mão para poder apagar as chamas. Em dezembro de 1850, na Rua do Rosário, hoje XV de Novembro, houve um incêndio, que foi extinto por uma bomba manual emprestada por um francês chamado Marcelino Gerard e devido a este incêndio, em 1851 foram tomadas as primeiras posturas municipais relativas aos casos de fogo em consequência do incêndio havido no ano anterior com a aquisição de duas bombas.
Em 1852, a Assembleia Provincial apresentou um projeto de lei de um Código sobre Prevenção de Incêndios. Nesse Código estavam regulamentados os serviços de prevenção e extinção de incêndios, ficando o povo, por lei, obrigado a cooperar com a Polícia nos dias de incêndio.
Devido a diversos acontecimentos, apenas em 1875 aconteceu a primeira tentativa de estabelecimento de um serviço de bombeiros que estaria agregado à Companhia de Urbanos (guardas-civis), reunindo um total de 10 homens conhecidos como “Turma de Bombeiros”, convenientemente adestrados para a função, egressos do Corpo de Bombeiros da Corte.
No dia 15 de fevereiro de 1880, houve um incêndio que destruiu a biblioteca da Faculdade de Direito e o arquivo do Convento de São Francisco, no tradicional largo da capital paulista. Irritado, o deputado Ferreira Braga propôs a criação de uma Seção de Bombeiros, composta de 20 homens, vinculada à Companhia dos Urbanos. A lei foi votada e aprovada, tendo sido publicada em 10 de março de 1880, data que determina a criação Oficial do Corpo de Bombeiros de São Paulo.
Prevenção de incêndios em casa
Os incêndios são comuns em locais residenciais e isso ocorre pela imprudência, negligência, mau hábitos e imperícia das pessoas. Um descuido pode acabar com vidas e patrimônios. Por isso, o Corpo de Bombeiros deu dicas de como se prevenir:
Chama no Whats