A pedido do vereador Wagner de Souza Oliveira (Waguinho, PV), a Secretaria de Educação e o Departamento de Cultura da Prefeitura de Castilho, devem iniciar em breve os estudos para viabilizar uma Feira do Livro no município.
A sugestão feita pelo parlamentar é que a Administração pleiteie recursos dos Governos Federal (como a Lei Rouanet, que criou o Programa Nacional de Apoio à Cultura) e da Secretaria de Estado da Cultura para custear parte das despesas com esta iniciativa.
“Tanto o Ministério quanto a Secretaria de Estado da Cultura possuem recursos financeiros que podem ser utilizados para incentivar o hábito da leitura, bastando empenho da Administração para captar esta verba e transformar a Feira do Livro numa realidade local. Garanto que ser for necessário, tanto eu quanto qualquer outro vereador desta Câmara, não medirá esforços para auxiliar nesta proposta, inclusive cobrando apoio de nossos deputados e senadores”, afirmou Waguinho à nossa reportagem.
VANTAGENS – A Feira do Livro é um instrumento de grande valor para que os professores ampliem suas ações de incentivo à leitura. A própria Feira, em si, é um atrativo para todas as idades, mas possui apelo especial para as crianças, já que são inúmeras as publicações ricamente ilustradas e ofertadas pelos expositores a preços muito abaixo dos valores praticados até mesmo nos sebos. Outro atrativo frequentemente encontrado neste tipo de evento cultural, é a presença de autores de alguns livros e os famosos contadores de estórias, cujas técnicas narrativas são capazes de prender a atenção dos pequenos (e até mesmo adultos) por várias horas. Se considerado o leque de possibilidades num evento como este, o impacto cultural que pode ser oferecido pelo Município é grande. Paralelamente à Feira do Livro, é possível realizar exposições de quadros, concursos de fotografia e poesia, apresentações teatrais baseadas em estórias dos livros infantis e outros que podem atrair um público não apenas local, mas regional, contribuindo ainda mais para o objetivo de Castilho transformar-se em Estância Turística.
FOTO: Ilustração
Chama no Whats