Resistência da população preocupa secretários de Saúde de toda a região, que também enfrenta o problema de desabastecimento da vacina
A enfermeira Sandra Marques – Coordenadora do Programa de Imunização no Município, divulgou na última sexta-feira (15) o resultado da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe informado para o Ministério da Saúde no dia anterior.
“Atingimos a meta na imunização de Idoso e Professores que ficou acima de 90%. Isso na avaliação individual por grupos. No total, nós atingimos 81,94%. Portanto, falta pouco para alcançar a Meta definida pelo Governo, que é a vacinação de 90% em todos os grupos e precisamos que a população se conscientize sobre a importância de receber a dose da vacina todos os anos”, afirmou Sandra ao JORNAL PORTAL DE NOTÍCIAS.
Os números finais da campanha até agora foram: Crianças 64,89%, Trabalhadores da Saúde 66,16%, Gestantes 50,78%, Idosos 94,10% e Professores 98,47%. O alcance da campanha no município reflete uma realidade que as Secretarias de Saúde de quase todas as 40 cidades pertencentes à Diretoria Regional de Saúde de Araçatuba estão enfrentando: o aumento da resistência popular para receber a dose da vacina.
Em Castilho, este é um dos primeiros anos que a meta definida pelo Governo não é atingida dentro do prazo programado. Notas divulgadas pela Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Andradina indicam a mesma resistência. Uma aluna do curso técnico em Enfermagem do Colégio “Stella Maris” que não quis ter o nome divulgado, relatou à nossa reportagem que sua professora está “praticamente pegando os alunos no laço para que tomem a vacina”. A resistência notada entre os próprios profissionais de Saúde em exercício ou formação, preocupa as Secretarias de Saúde da região, já que eles tem consciência plena da importância da vacinação anual.
A retomadada Campanha em Castilho nesta segunda-feira (18, após 05 dias de seu término em todo o Estado)só ocorrerá porque o Município conseguiu doses extras da vacina. Portanto, a vacinação neste período extra destina-se apenas aos grupos etários que ainda não atingiram a meta, ou seja:Crianças de até 4 anos 11 meses e 29 dias, Idosos acima de 60 anos, Gestantes, Puérperas, Profissionais de Saúde e portadores de Doenças Crônicas.
Chama no Whats