A Câmara de Vereadores de Castilho vai se reunir extraordinariamente na manhã deste sábado (30) para eleger os novos ocupantes da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos do Legislativo nos anos de 2019 e 2020.
A votação acontecerá às 09h e qualquer cidadão pode acompanhar a sessão na qual os vereadores declararão seus votos de forma aberta. A principal cadeira do Legislativo será disputada apenas pelo atual presidente – Sebastião Reis de Oliveira (Tião Japonês, DEM) e pelo vereador Giovany Vicente da Silva (professor Giovany, PRB).
Dentre todos os parlamentares castilhenses, sabe-se que apenas um não comparecerá à votação. Itamar Vieira dos Santos (PR) protocolou na Secretaria da Câmara nesta segunda-feira (25) um documento justificando sua ausência. O vereador é membro ativo da Igreja Adventista do Sétimo Dia e, como tal, guarda os sábados, não participando de quaisquer atividades neste dia.
INUSITADO – O documento protocolado por Itamar na Secretaria da Câmara também apresenta uma curiosidade. Como não comparecerá à sessão de votação, ele antecipou seu apoio ao vereador Giovany, pedindo à presidência que o seu voto seja considerado válido e computado durante o pleito.
Esta é a primeira vez que um caso como este é registrado na Câmara de Castilho e também deve ser o último, já que o Artigo 15 do Regimento Interno da Câmara proíbe qualquer manifestação de voto que não seja aberta e nominal, devendo o mesmo ser declarado na hora da eleição.
Com um voto a menos no páreo, as chances de Giovany vencer o pleito tornam-se ainda mais remotas e a tendência é que Tião Japonês permaneça na liderança do Legislativo por outros dois anos, contabilizando mais de 2/3 dos votos válidos a seu favor.
Chama no Whats