Cinco Municípios da região firmam parceria da Saúde para análise de “preventivos”
- 18 de julho de 2017
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em AndradinaCastilhoItapuraMurutinga do SulNova Independência
- 0
DENTRO DE UM ANO, EXAMES PODERÃO SER REALIZADOS PELO MÉTODO MAIS MODERNO DA ATUALIDADE, AUMENTANDO SIGNIFICATIVAMENTE AS CHANCES DE CURA
Um anúncio feito esta semana pela vice-prefeita Neide Beccaria, de Murutinga do Sul, expõe vantagens e agilização no trabalho conjunto entre cinco municípios da Região dos Lagos com o Hospital de Câncer de Barretos para analisar os exames Papanicolau coletados nestas cidades.
De acordo com a vice-prefeita murutinguenses, o acordo de parceria passa a valer em Setembro, quando o Hospital de Barretos passará a ser referência para os municípios de Andradina, Nova Independência, Castilho, Itapura e Murutinga na análise dos exames preventivos para detecção do câncer do colo uterino.
O anúncio feito por Neide aconteceu logo após ela retornar de Barretos onde participou de uma visita técnica coordenada por Marcelo de Almeida – responsável pelo Programa de Prevenção daquela instituição.
Além da vice prefeita, também participaram da visita ocorrida no último dia 14, a Secretária de Saúde de Murutinga, Ana Aparecida Dias Pedrozo, a Enfermeira Sueli Aparecida Fachini e representantes das demais cidades interessadas na parceria.
O primeiro fruto positivo deste encontro solicitado pelos Municípios pertencentes à DIR-II de Araçatuba, interessados na parceria com a Instituição, foi a decisão de que todos os exames Papanicolau colhidos nas cinco cidades serão processados no moderno e avançado laboratório localizado no pavilhão do Programa de Prevenção do Colo de Útero.
“Até então estávamos sem referência alguma para avaliação deste procedimento desde novembro do ano passado”, explicou Neide Beccaria de forma aliviada. Durante a visita, Marcelo apresentou aos representantes municipais todo o fluxo de atendimento naquele pavilhão, mostrou as dependências do laboratório e também explicou como é realizado o processo de análise das laminas colhida nos exames Papanicolau para Prevenção do Câncer no colo útero.
“Um importante avanço que este acordo traz é que, se o resultado der positivo para o câncer de colo de útero, a paciente já entra imediatamente em tratamento, sem a necessidade de encaminhamentos que levam, em média, algum tempo para serem agendados. Todo o processo é agilizado e as chances de cura aumentam”, explicou Marcelo.
O câncer de colo uterino é o único tipo de câncer 100% evitável, por isso a importância do exame preventivo, que deve ser realizado pelas mulheres. Por enquanto, o exame do Papanicolau nestes municípios continuará sendo realizado da maneira tradicional, mas o objetivo é que – se os Municípios cumprirem as metas solicitadas na parceria, dentro de aproximadamente um ano, as análises passarão a ser realizadas através da “Citologia em meio líquido”, método considerado o mais moderno, avançado e eficiente no diagnóstico preventivo de câncer do colo do útero.
Em Nota divulgada pela Assessoria de Imprensa da prefeitura de Murutinga, Neide agradeceu a recepção cordial e afetuosa de Marcelos, bem como o apoio recebido de outros gestores da CIR dos Lagos (Ilha Solteira, Mirandópolis, Lavínia, Pereira Barreto, Sud Mennucci, Valparaíso, Guaraçaí e Suzanápolis), além do Apoio Técnico do CIENSP e do Diretor Técnico da DRS-II Araçatuba e sua equipe.
“A estada em Barretos é mais uma conquista da Administração Gilson e Neide que tem a pretensão sim, de cada vez mais, oferecer uma melhor qualidade nos atendimentos à Saúde da Mulher em nosso município. Gilson e Eu estaremos lá em Setembro, se tudo correr bem, para selar esta importante parceria com aquela Instituição Hospitalar de Barretos, que com as bênçãos de Deus realiza um lindo trabalho para salvar vidas”, finalizou a vice-prefeita Neide.
Marco Apolinário – Grupo Portal