A agenda de compromissos dos prefeitos da região que estiveram em Brasília na semana passada visando a captação de recursos para os municípios-membros do CIENSP (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo), também resultou em uma reunião com os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.
“Unindo forças através do Consórcio, fica mais fácil conseguirmos a liberação de recursos e de maquinário para a região, possibilitando a solução de problemas comuns para todos os Municípios”, disse o prefeito ilhense Otávio Gomes (DEM), que preside o Consórcio formado por 16 cidades da região.
LIXO e CONSERVAÇÃO DE ESTRADAS – Com o ministro do Meio Ambiente, os prefeitos discutiram, dentre outras pautas, a necessidade de investimentos em aterros sanitários. “A maioria dos Municípios está com problema para viabilizar os aterros e precisa do apoio do Governo Federal para dar um destino correto e adequado para o lixo orgânico”, explicou Gomes.
Já com o ministro do Desenvolvimento Regional, foi discutida a liberação de recursos e maquinários para o consórcio, beneficiando todos os Municípios que o integram. “Solicitamos, por exemplo, um britador móvel, para que os Municípios possam dar um destino correto para seus resíduos sólidos e, com isso, investir na conservação das estradas rurais”, afirmou Gomes.
Chama no Whats