A maior parte das pessoas tem dificuldade para entender como é composta a estrutura tarifária da fatura de água e esgoto e como os serviços são cobrados, principalmente quando o valor aumenta de um mês para outro.
Primeiramente, é preciso compreender que a tarifa é composta por despesas resultantes da operação e manutenção do sistema de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgotamento sanitário como energia elétrica, folha de pagamento, produtos químicos, além de seguir rigorosamente as regras previstas no Contrato de Concessão assinado entre a Águas Castilho e a Prefeitura de Castilho.
Sobre a forma de cobrança, a fórmula é simples: quanto maior o consumo, maior o valor da fatura. Com base no volume utilizado mensalmente por cada usuário, a concessionária realiza todos os meses um estudo, conhecido como Histograma de Consumo, que identifica o consumo de água da população.
Os últimos relatórios mostram que os moradores dos bairros Nova Alvorada e Centro são os que mais utilizam água. As pessoas instaladas nos bairros Nova Esperança, Olga Benário e CDHU se enquadram no índice de menor consumo. Do total, 50% da população paga a fatura na categoria consumo mínimo de até 10 metros cúbicos por mês, sendo o valor fixo de R$ 47,28.
DICAS PARA CONSUMO CONSCIENTE
Chama no Whats