Município de Ilha Solteira compra Equipamento de Hidrojateamento
- 19 de fevereiro de 2019
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em DestaquesHabitação e InfraestruturaIlha Solteira
- 0
Novo sistema reduzirá danos à antiga rede coletora de esgoto, construída há mais de 45 anos
O Município de Ilha Solteira possui uma malha de 128km de redes coletoras e emissários de esgoto, responsáveis pela coleta de todo esgoto produzido no município. É esta imensidão oculta sob o solo que faz a condução do esgoto até as Lagoas de Tratamento do Município. As redes coletoras foram construídas há mais de 45 anos para suprir a necessidade de abrigar os “barrageiros” que foram residir em Ilha Solteira visando a construção da Usina Hidroelétrica.
Assim como na maioria das cidades da região, naquela época não se utilizava o PVC para construção de redes coletoras. Este material só passou a ser utilizado em Ilha Solteira nos novos bairros criados depois da emancipação da cidade.
A rede antiga – construída com Manilhas de Barro Vidrado, possuem mais de 45 anos de utilização, de modo que as mesmas estão em estágio avançado de deterioração. Um exemplo disto ocorre quando há necessidade de desobstrução da rede por varetas de aço. Em muitos casos, a vareta atravessa a parede da manilha, saindo da rede com a ponta de desobstrução tomada por barro. Este método de desobstrução é utilizado até os dias de hoje na grande maioria das cidades da região.
Mas em Ilha Solteira, esta realidade está prestes a mudar. Com a aquisição do equipamento de última geração feito pela Prefeitura, toda desobstrução passará a ser feita através de hidrojateamento, ou seja, por água com alta pressão que utiliza uma mangueira introduzida nos poços de visitas que dão acesso às redes coletoras. Nesta mangueira existe uma ponta com vários furos que fazem o jateamento da água nas paredes das redes. O equipamento adquirido tem reservatório com capacidade de 2.500 litros, bomba com vazão de 128 litros por minuto e pressão de serviço de até 120 KgfCm2, o que dá condições ao DAE de realizar desobstrução de rede de esgoto com até 400 mm de diâmetro.
Uma equipe de técnicos do Departamento de Água e Esgoto esteve na empresa em São Carlos – SP no último dia 31 de janeiro, onde foi fabricado o equipamento para acompanhar os primeiros testes com o novo sistema e receber as primeiras instruções de utilização. Os técnicos ficaram impressionados com a eficiência do sistema.
Segundo o Prefeito Otávio Gomes, foram investidos R$ 204 mil na compra do equipamento com o fornecimento do caminhão pelo Município. “Esta é uma reivindicação antiga do Departamento de Água e Esgoto que é atendida para melhorar não só as condições de trabalho destes servidores, mas principalmente realizar os serviços de desobstrução de esgoto com maior eficiência, menos tempo e consequentemente, menos transtornos à municipalidade”, afirmou o prefeito em Nota divulgada esta semana por sua Assessoria de Imprensa.