O vereador castilhense Ademar Onorio Ribeiro (“Lorinho”, PRB) sugeriu recente à Prefeitura que adquira um novo Caminhão Pipa equipado com dispositivos próprios para o combate a incêndios no município.
De acordo com o parlamentar, o único caminhão deste tipo disponível na frota foi transferido ao patrimônio da Prefeitura pela CESP há muitos anos e, atualmente, já não atende às reais necessidades da Brigada Municipal de Combate a Incêndios, que em várias ocasiões recebe mais de um aviso de ocorrência em diferentes partes do município simultaneamente.
Além disso, a Brigada Municipal auxilia tanto os Bombeiros quanto usinas do setor sucroalcooleiro da região no combate a vários focos de incêndio, de modo que um reforço na frota é mais do que bem vindo para agilizar este pronto-atendimento que pode salvar vidas e o patrimônio de incontáveis famílias.
Um rápido levantamento realizado pela nossa reportagem revela que um Caminhão Pipa 0km custa atualmente cerca de R$ 280.000,00, valor este que pode variar conforme os equipamentos que a Administração exija que sejam instalados nos mesmos para facilitar o trabalho dos brigadistas. O veículo pesquisado por nossa equipe é o Mercedes Benz da linha Axor, modelo 3131 com fabricação 2018/19, já com tanque.
Na Indicação feita à prefeita Fátima Nascimento (DEM), Lorinho não apresenta sugestões de captação de verbas, mas um investimento desta natureza exigiria que a Administração buscasse recursos financeiros junto a deputados, secretarias de Governo ou Ministérios, para evitar o comprometimento do Orçamento Municipal.
Chama no Whats