O Município de Ilha Solteira possui uma malha de 128 Km de redes coletoras e emissários de esgoto, nas quais foram ligadas – irregularmente, muitas redes coletoras de águas pluviais (que coletam água de chuva). Esta ação impensada ocasiona uma série de problemas, dentre os quais, dois se sobressaem:
Por isso, a Administração decidiu adquirir o Termonebulizador, equipamento este que será utilizado em serviços executados pelos próprios servidores municipais, em parceria com o Setor de Engenharia e Fiscais.
O trabalho consistirá em injetar uma fumaça atóxica (não prejudicial à saúde) utilizando a nova ferramenta nos poços de visitas da rede de esgoto e identificar se a fumaça sairá nas redes de drenagem pluvial. Nos casos onde ocorrer tal situação, os fiscais farão uma notificação de regularização, ou seja, o proprietário terá que desfazer a ligação irregular com prazo determinado pelo DAE – Departamento de Água e Esgoto. Se tal notificação for descumprida, o proprietário sofrerá as penalidades previstas em Lei.
O DAE acredita que há muitas irregularidades, haja vista o volume de esgoto que chega nas lagoas em dias chuvosos, indicando as ligações irregulares. Outro indicativo da irregularidade é o aspecto do esgoto que chega nas lagoas nestes dias, sinalizando a diluição que é muito prejudicial ao tratamento.
Segundo o Secretário de Obras e Manutenção, assim que o equipamento estiver liberado para utilização, serão iniciados os trabalhos nas áreas que acreditam ser mais críticas no município.
Chama no Whats