Exposição em Ilha Solteira mostra avanço da tecnologia ao longo dos anos
- 24 de outubro de 2019
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CulturaDestaquesEducaçãoIlha SolteiraInformática e Tecnologia
- 0
Uma exposição chamada de Viagem Tecnológica, promovida no prédio da Secretaria Municipal de Educação, vem mostrando para alunos das redes municipal e estadual, o avanço da tecnologia ao longo dos anos. A promoção é da prefeitura de Ilha Solteira, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, com apoio da Conecta.
MOMENTOS – A exposição é dividida em três momentos. Os alunos conhecem objetos tecnológicos que já fizeram bastante sucesso, mas que hoje estão ultrapassados, conhecem como será a evolução até 2050 e ainda podem brincar com jogos antigos.
“O objetivo é dar um choque de realidade, porque a tecnologia faz parte da nossa vida, inclusive na educação. Nos próximos anos, teremos cada vez mais a inserção de ferramentas digitais para o trabalho dentro da sala de aula”, explica Fred Donadelli, um dos coordenadores da exposição.
No primeiro momento, os alunos passam por um Museu, onde tem contatos com objetos, como máquina fotográfica analógica, que fizeram sucesso no passado, mas que poucos têm acesso hoje em dia.
“Muitos não sabem que, até pouco tempo atrás, era preciso revelar um filme, para que eles pudessem ver as fotografias que tiraram. Assim como não sabem o que é uma máquina de datilografia, um mimiógrafo, além de conhecerem modelos antigos de computadores e celulares. Eles ficam sabendo que, mesmo com avanço tecnológico, ainda eram vários os processos envolvidos. Hoje não, eles fazem tudo pelo celular. É um choque de realidade”, complementa Donadelli.
Em um segundo momento, os alunos assistem a uma palestra, tendo como suporte vídeos do canal do Youtube “Você Sabia?”, que reúne curiosidades, histórias e fatos interessantes do mundo.
“Falamos do futuro, usando vídeos desse canal, que eles adoram. Pegamos as informações que são divulgadas por esse canal, e fazemos uma analogia do que pode acontecer até 2050”, disse Donadelli.
No terceiro e último momento, as crianças e adolescentes vão até uma sala, onde interagem com jogos antigos de videogame e fliperama.
“Temos um simulador de jogos e todos podem brincar um pouco”, afirma Donadelli.
A secretária de Educação, Fernanda Momesso, disse que esse passeio é importante, porque as escolas estão cada vez mais tecnológicas.
“No ano que vem, todas as escolas de ensino fundamental do Município estarão com novas ferramentas tecnológicas. Teremos à disposição dos alunos IPAD, notebooks… E o que eles observam aqui, elas vão ver o resultado na sala de aula, tendo contato no dia a dia”, explica a secretária antecipando algumas novidades tecnológicas que passarão a acompanhar os alunos ilhenses dentro das salas de aula já no próximo ano.